A Polícia Federal vai instaurar um inquérito para investigar as causas do incêndio de grandes proporções que iniciou no último domingo (15), no Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal. O ICMBio confirmou que o incêndio começou em região próxima à residência oficial Granja do Torto e que, desde ontem, mantém brigadistas no local, em apoio ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A área de mata faz parte de uma unidade de conservação e proteção da natureza, conhecida como água mineral.
De acordo com as autoridades, há indícios de que as chamas, que começaram por volta das 11h20, foram causadas por ações criminosas. O ICMBio reiterou que o fogo começou próximo à residência oficial do Presidente da República, na Granja do Torto, e que, desde ontem, está oferecendo suporte com brigadistas ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
As operações de combate ao incêndio contaram com a participação de 20 brigadistas do ICMBio, 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Ibram. Segundo o último balanço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio já atingiu 1,2 mil hectares.
“Estamos atentos às queimadas ocorridas hoje (…). Graças a Deus, os ferimentos dos bombeiros foram leves. Cerca de 80 pessoas seguem no combate aos focos. Pedimos a colaboração de todos: evitem o descarte irregular de materiais, não queimem folhas secas e entulho, e ajudem na prevenção”, declarou o governador Ibaneis Rocha (MDB) em suas redes sociais.
Com a terceira pior seca de sua história, Brasília completa 146 dias sem chuvas nesta segunda-feira (16). O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino determinou, neste domingo, a disponibilização de um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que afetam diversas partes do país.
Na mesma decisão, Dino também autorizou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para mobilizar recursos e priorizar os inquéritos relacionados a queimadas e incêndios.
Foto: Reprodução / Metrópoles
Leia mais: Força-tarefa do Corpo de Bombeiros combate incêndio florestal em Iranduba