quinta-feira, novembro 21, 2024

Mário Abrahim é o único candidato a prefeito de Itacoatiara a faltar sabatina do SBT

O prefeito de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Mário Jorge Abrahim (Republicanos), foi o único candidato à prefeitura do município a faltar à sabatina promovida pela TV Norte Amazonas/SBT. E entrevista aconteceu nessa terça-feira, 17, nos estúdios da emissora, no bairro Nossa Sra. das Graças, em Manaus.

Veja também: UPA de Itacoatiara é investigada pelo MPAM, por estado de precariedade severa

A sabatina reuniu seis dos sete candidatos a prefeito de Itacoatiara. Segundo a emissora, todos os prefeituráveis do município foram convidados. Mário Abrahim, contudo, disse à TV Norte Amazonas que não conseguiu comparecer à entrevista por falta de disponibilidade de agenda.

“O candidato Mário Abrahim foi convidado também para a rodada de entrevista, mas por falta de disponibilidade na agenda, não conseguiu comparecer”, disse a apresentadora, a jornalista Bárbara Mitoso.

Sabatina

O quadro de sabatinas promovido pela TV Norte Amazonas entrevista candidatos a prefeito da Região Metropolitana de Manaus. O último debate aconteceu nessa terça-feira, 17, com os representantes do município de Itacoatiara, que apresentaram propostas sobre as áreas da saúde, segurança, emprego e renda e saneamento básico.

Os candidatos que participaram da sabatina foram:

  • Cabo Maciel – (PL)
  • Arnoud Lucas – (Podemos)
  • Jean Neder – (Solidariedade)
  • Dr. Nelson – (PSDB)
  • Dr. Marconde – (PDT)
  • Thidy Queiroz – (PRD)

O primeiro entrevistado foi o candidato a prefeito e deputado estadual Cabo Maciel, que teceu diversas críticas à atual gestão e disse que Itacoatiara passou por diversas dificuldades na Educação, mesmo recebendo mais de R$ 300 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

“Nós não tivemos 10% das escolas reformadas. Não foi pago o Fundeb dos professores. Precisamos ampliar o número de escolas novas, modernas, e com equipamentos de ponta, dando aos alunos a oportunidade de pesquisar e de fazer seus trabalhos via internet”, disse Cabo Maciel, que prometeu valorização da classe no município.

O empresário e candidato a prefeito Jean Neder criticou a falta de atenção para os ramais de Itacoatiara e disse pretende, caso eleito, focar no asfalto nessas regiões. O político disse ainda, sobre infraestrutura, que tem caminhado pelo município e entende que precisa priorizar espaços públicos voltados para lazer se for escolhido gestor da cidade.

“Nós vamos trabalhar muito os ramais. Podem ter certeza que nós já estamos com os projetos para asfaltar uma grande parte dos nossos ramais. Se isso já estivesse feito ao longo dos anos, garanto que eles já teriam asfalto. Os comunitários que estão lá não estão sendo tratados como queriam”, lamentou.

O empresário Thidy Queiroz também abordou sobre a melhoria da infraestrutura em Itacoatiara e pontuou que, caso eleito, terá um olhar voltado para o tema. Para o candidato a prefeito, os políticos não gostam de fazer o sistema de esgoto porque consideram gasto de dinheiro.

“Muitos políticos não gostam de fazer sistema de esgoto porque é enterrar dinheiro. Não dá para criar uma fachada, para criar um destaque na sua gestão. Mas, o morador, quando vem uma chuva e alaga sua casa, vai saber reconhecer quando isso passar a ser resolvido. Na nossa gestão, nós vamos resolver esses pontos principais”, destacou.

O ex-deputado estadual Nelson Azedo falou sobre saneamento básico e disse que Itacoatiara conta com um serviço precário. O candidato a prefeito afirmou que já tem projetos delineados para a área e que os trabalhos precisam ser diferenciados, afim de melhorar a qualidade de vida da população.

“Os projetos nossos já estão sendo delineados. O saneamento básico é sério e um complicador muito grande para as administrações. […] Hoje, temos inúmeras alagações em alguns pontos da cidade, e que deverão ser corrigidos e que nós vamos trabalhar com profissionais da área”, afirmou.

O advogado e vereador Arnoud Lucas falou sobre os impactos climáticos e disse que tem, como plano de governo, a criação da patrulha ambiental urbana e fluvial para fiscalizar e coibir crimes ambientais. O candidato a prefeito de Itacoatiara também criticou a atual gestão e sobre a falta de investimento em espaços culturais.

“Esse ano, no início do mês, nós tivemos o Fecani. Uma tristeza, houve pouca adesão por perseguição política. Até o camarote do Centro de Eventos a prefeitura deixou trancada para prejudicar. Não mandaram a limpeza pública trabalhar, não mandaram o Instituto Municipal de Trânsito. Essa perseguição tem e acabar”, criticou Arnoud Lucas.

O advogado e candidato a prefeito Marcondes Rodrigues destacou que, caso eleito, terá um governo com 100% de transparência. O político também falou sobre a falta de exploração turística do município de Itacoatiara e abordou, ainda, a precariedade do sistema de segurança pública na cidade.

“A segurança pública em Itacoatiara está um caos. […] Até aqui, em Manaus, nós vivemos esse trauma. Tem que haver harmonia da prefeitura com o Estado, juntamente com a bancada [de deputados] para que a gente possa levar mais qualidade de vida e segurança em Itacoatiara”, destacou.

 

Por: Bruno Pacheco
Foto: Reprodução/TV Norte – SBT
Revisão: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias