Os Estados Unidos se preparam para receber um novo desastre climático na próxima quinta-feira (26). Isso, porque segundo previsões, uma grande tempestade situada no mar do Caribe deve se transformar em furacão, e atingir a região da costa do México. As medições apontam para um fenômeno na categoria 3.
O sistema, que se tornou uma tempestade tropical na segunda-feira (23), foi elevado ao status de “potencial ciclone tropical nove”, e nomeado como Furacão Helene. Ontem, o Governador da Flórida, Ron DeSantis, decretou estado de emergência para 41 condados localizados próximo da costa do Golfo por conta das ameaças da tempestade.
“Estamos rastreando o potencial ciclone tropical #9, que provavelmente se fortalecerá esta semana à medida que o sistema entra no Golfo do México. Eu emiti a Ordem Executiva 24-208, declarando estado de emergência em 41 condados da Flórida que poderia ver potenciais impactos da tempestade e dirigindo as agências da Flórida para se prepararem conforme necessário. Continuaremos a monitorizar o caminho da tempestade e a manter os Floridianos atualizados. Agora é a hora de fazer um plano de emergência, conhecer a sua zona de evacuação e estar o mais preparado possível para a tempestade. Siga @flsert e sua gestão de emergência local para atualizações, recursos e recomendações importantes para se manter seguro”, publicou no Instagram.
Veja:
Segundo o Governador, há um risco significativo de tempestades e inundações, principalmente em áreas que ainda se recuperam dos níveis elevados de água deixados pelo furacão Debby, ocorrido em junho desde ano.
O “Serviço Meteorológico Nacional (NWS)” emitiu um alerta de tempestade tropical para os condados de Orange , Seminole , Lake e Osceola devido aos efeitos do “Potencial Ciclone Tropical 9”.
Conforme o ‘AcheiUSA’, o especialista em furacões da AccuWeather, Alex DaSilva, afirmou que a configuração tem o potencial de se tornar o furacão mais forte dos EUA até agora nesta temporada. Além disso, o meteorologista do WeatherTiger, Ryan Truchelut,fez uma publicação nas redes sociais na tarde de segunda-feira (23), dizendo: “Helene virá até você mais rápido do que você pensa, então entre no modo furacão agora. Embora ainda haja incerteza na previsão de rota e intensidade, a Flórida não escapará dessa”.
Avisos de tempestade tropical e alertas de furacão também foram emitidos na segunda-feira para partes do oeste de Cuba e da Península de Yucatán, no México. Ao contrário de muitos furacões que são rastreados por dias ou semanas no Oceano Atlântico, dando às pessoas amplo aviso de quando vão tocar a terra, prevê-se que este se desenvolva e se fortaleça rapidamente assim que entrar no Golfo do México.
Foto: Reprodução / nossagente
Leia mais: Taylor Swift manifesta apoio à Kamala Harris nas disputas das eleições presidenciais dos EUA