O agendão cultural do primeiro fim de semana do mês de outubro oferece uma programação diversificada que ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado e coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação inclui projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A programação conta com jazz ao vivo, uma noite dedicada a homenagens e diversas atividades em apoio ao Outubro Rosa. O festival de teatro da Amazônia promete encantar os espectadores, enquanto os entusiastas da música eletrônica poderão aproveitar os sets de DJs locais. A feira cultural apresentará uma rica variedade de arte e tradições, acompanhada por palestras sobre empreendedorismo e uma variedade de exposições em cartaz para todos os gostos e públicos.
Feiras de Economia Criativa
Neste sábado (05/10), das 9h às 17h, a II Edição da Feira Art&Cultura acontece no Centro Cultural Palacete Provincial. A feira cultural busca promover o empreendedorismo por meio da economia criativa com a comercialização de produtos nas áreas da beleza, moda, gastronomia, e artesanato, além de oferecer capacitações para os expositores participantes. Para esta segunda edição, a feira será realizada de forma alusiva ao Dia das Crianças. Com classificação livre e entrada gratuita.
Ainda no sábado (05/10), das 15h30 às 21h, acontece a Feira Povos Criativos, no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo (distante 369 quilômetros de Manaus). A programação será ainda mais especial, com espaços e muitas atrações musicais, aproveitando uma vista memorável do Mirante do Bumbódromo no 7º Andar. A Feira Povos Criativos é uma programação totalmente gratuita e acontece todos os sábados, das 15h30 até às 21h.
Exposições em cartaz
Neste sábado (05/10), a Casa das Artes abre suas portas para uma série de novas exposições a partir das 18h30. Dentre as atrações, destaca-se “Sinhás da Minha Vida – Um Olhar sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda”, uma obra do artista Paulo Rojas com curadoria de Mateus Silva. Também serão apresentadas “Gotas de Saberes Rios de Mudança”, sob a curadoria da Virada Sustentável; e “Manaus Photo”, do fotógrafo Cleomir Santos.
A programação ainda inclui a mostra coletiva “Traços e Cores: Expressões do Liceu”, que reúne trabalhos dos alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com curadoria de Samantha Karlia e Francisco D’Almeida.
As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, das 15h às 20h, na Casa das Artes, no Centro de Manaus.
Espetáculo audiovisual
O Cine Teatro Guarany receberá neste sábado (05/10), das 19h às 21h, a exibição do espetáculo digital “Tela das Emoções”, uma produção da Casa Zeus Produções. Dirigido por Elizeu Melo, o espetáculo une audiovisual e teatro digital para explorar temas sociais e emocionais, especialmente no contexto da violência contra a mulher.
A peça promete despertar reflexões intensas, tocando em questões emocionais e sociais profundas. O roteiro é colaborativo, escrito pelas próprias atrizes: Marilta Figueiredo, Cris Jardim, Rose Amarim, Mayara Cabral e Emilly Danilly. A produção conta ainda com figurinos de Miro Messa, sonoplastia de Mario JR, e edição de Thiago Alencar. Com classificação indicativa de 16 anos, o evento é gratuito.
Jazz Musical
Neste sábado (05/10), às 20h, a Associação Belas Artes do Amazonas apresenta o espetáculo musical “O Fantasma da Ópera – Jazz Musical”, no palco do Teatro Amazonas. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como “O Fantasma da Ópera”, já que ninguém o vê nem sabe quem é.
A apresentação é um musical composto e co-escrito por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. O consagrado musical da Broadway será interpretado pela Cia Belarte, com canto ao vivo e coreografias em estilo lyrical jazz. Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br.
Festival de Teatro da Amazônia
A 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta uma programação com 30 espetáculos até o dia 13 de outubro, em espaços culturais como Teatro Icbeu, Casa Barravento, Paço Municipal Praça Dom Pedro, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros, Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Teatro da Instalação, Buia Teatro, Ponte dos Bilhares e Largo de São Sebastião. Todas as atividades têm acesso gratuito.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
Música eletrônica
Neste domingo (06/10), das 18h às 00h, acontece a segunda edição do evento “Kabine”, um projeto que envolve curadoria de música eletrônica, rádio e criação de acervo da diversidade de sons que tocam em Manaus, em 2024. A proposta surgiu do objetivo de documentar e disseminar o talento, a técnica e a curadoria musical de DJs manauaras.
Será uma hora de gravação de set para cada DJ convidado: Quieel, Jotap, Alba e Vandalo. O evento ocorre no CoCASA Coworking, situado na rua Luis Lopes, 32 – Parque 10 de Novembro, com entrada gratuita.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Function FM, rádio digital baseada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Alcançando, também, o objetivo de difusão da produção dos artistas manauaras, o fruto da parceria é uma residência musical no site da Function, que transmite um set de artistas selecionados pela K9999 em cada primeira sexta-feira de todos os meses.
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião;
Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Casa das Artes – Rua José Clemente, 564 , Centro.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Cidade de Manaus é acionada pela Justiça por precariedades na educação escolar indígena