O 1º turno das Eleições 2024 em Manaus teve 342.383 eleitores faltosos ou que votaram em branco ou nulo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Números que podem ser cruciais para decidir o 2º turno disputado entre os candidatos a prefeito David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).
Para se ter uma ideia, David Almeida e Roberto Cidade chegaram ao 2º turno com 32,16% (354.596 votos válidos) e 24,94% (275.063 votos válidos), respectivamente. Os números chegaram perto, inclusive, da pesquisa de ‘boca de urna’ feita pelo Instituto Pontual Pesquisas e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-01657/2024.
Para o advogado, sociólogo e analista político Carlos Santiago, as abstenções, votos nulos ou em branco indicam que uma parcela significativa do eleitorado de Manaus não têm motivo para votar. O especialista destaca ainda ser difícil sensibilizar a votar esses eleitores que não querem ou que não desejam participar da escolha do prefeito de Manaus.
“As abstenções de 2024 foram maiores, em termos de números, do que as do ano de 2020, em que o Amazonas e Manaus passavam pela pior pandemia na história. É muito mais fácil buscar, com estratégia eleitoral, o apoio, o voto, a simpatia dos candidatos e eleitores que votaram nos outros candidatos que não foram para o 2º turno, do que sensibilizar eleitores que não querem votar ou que não desejam participar da escolha do prefeito de Manaus”, destacou Carlos Santiago.
Disputa de votos em Manaus
Em Manaus, cuja cidade é considerada “bolsonarista”, por conta das eleições presidenciais 2022 (onde o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) teve 61,28% votos válidos do total da capital contra 38,72% do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)), a disputa fica entre os eleitores da direita e esquerda.
De um lado, Capitão Alberto Neto recebeu apoio massivo no 1º turno do maior líder da direita no País, o ex-presidente Bolsonaro. Do outro, David Almeida foi apoiado pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MBD), que são da base aliada do presidente Lula.
Mesmo com apoio de Bolsonaro, nas eleições do último domingo, 6, por outro lado, a maior votação de Manaus foi para David Almeida. O gestor candidato à reeleição venceu em 10 das 13 zonas eleitorais da capital no 1º turno, segundo o G1. Já Capitão Alberto Neto saiu vitorioso em três zonas eleitorais da cidade.
No total, de acordo com o TSE, foram 1.165.986 votos válidos em Manaus; 280.136 abstenções; 35.066 votos nulos e 28.187 votos em branco.
Veja também: Pesquisa de boca de urna do Instituto Pontual aponta David Almeida e Alberto Neto no 2º turno
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis