sexta-feira, outubro 11, 2024

Após apreensão do Procon, empresa comprova falsificação em mais de 450 latas de leite em Manaus

A apreensão ocorreu após uma mãe denunciar o produto, ao constatar que seu filho passou mal e sofreu uma intoxicação após consumir o leite

Foram apreendidas 452 latas de leite em pó em um supermercado na zona norte de Manaus, pela Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon/AM). A apreensão ocorreu após uma mãe denunciar o produto, ao constatar que seu filho passou mal e sofreu uma intoxicação após consumir o leite. Após uma análise, a empresa Nestlé, responsável pela fabricação do produto, confirmou a falsificação dos itens apreendidos.

O deputado estadual Mário César Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), emitiu um alerta sobre a comercialização de leite falsificado.

As latas recolhidas foram enviadas ao laboratório da Nestlé, onde foi constatado que, embora o lote nº 3295121721 tenha sido originalmente produzido e liberado pela empresa em 27/10/2023, os produtos apreendidos apresentavam diversas características de falsificação, como: diferenças nos caracteres do carimbo de identificação do lote e da data de validade; sinais de apagamento de carimbos anteriores nas latas, impossibilitando a leitura das informações originais; ausência da identificação correta do lote nos rótulos, em desacordo com o padrão da Nestlé; diferenças de coloração nos rótulos e no design do ícone “coração” com QR Code, embora o código leve ao site ninho.com.br; resíduos de cola nas embalagens, divergindo do padrão de colagem da Nestlé e incompatibilidade nos frisos e no perfil de regravação das latas em comparação aos produtos originais da marca.

As análises microbiológicas e físico-químicas também confirmaram diferenças na composição e coloração do produto, evidenciando que se tratava de um leite falsificado.

O supermercado foi autuado e poderá enfrentar multas ou até mesmo a suspensão de suas atividades, conforme a gravidade das infrações. O deputado Mário César Filho reforçou a importância da denúncia e a vigilância da população para que produtos fraudulentos sejam retirados do mercado.

Denuncie na CDC-Aleam

A Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, 4° Andar, sala 405. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, (exceto feriados). Telefone (92) 3183-4451, E-mail: [email protected].

*Com informações da assessoria

Leia mais: Praia Clube e Minas se enfrentam pela Supercopa feminina de Vôlei nesta sexta-feira (11), em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias