sexta-feira, outubro 11, 2024

Círio de Nazaré movimenta setores econômicos de Belém (PA), nesta semana

Neste ano, a estimativa é de que aproximadamente 89 mil visitantes passem pela capital paraense durante o Círio

O Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do Brasil e do mundo, e move multidões de fiéis em outubro, impulsionando também a economia de Belém do Pará. Centenas de empreendedores aproveitam esta época do ano para apostar nas vendas de comidas e bebidas típicas, além de artesanato aos turistas que vão à cidade prestigiar a celebração.

Neste ano, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no Pará estima que aproximadamente 89 mil visitantes passem pela capital paraense durante o Círio, incrementando R$ 189 milhões na economia local. A principal procissão ocorre no segundo domingo de outubro – no próximo dia 13 -, mas Belém já registra grande movimentação durante toda o mês.

A cidade, conhecida pela hospitalidade, transforma-se em um grande centro de recepção, com casas de moradores repletas de parentes, amigos e lotação máxima nos hotéis e restaurantes. O fluxo se reflete no Aeroporto Internacional da capital, onde o número de passageiros é 25% maior que no mesmo período de 2023. O aumento da demanda neste ano foi tão significativo que houve a oferta de cerca de 3 mil voos no período, sendo 90 extras, para contemplar viajantes que participarão do evento.

O impacto do Círio é perceptível em Belém. Além da grande procura pela Basílica de Nazaré, os fiéis estimulam o comércio de artigos religiosos, como velas, terços e estatuetas. Os produtos religiosos tornam-se símbolos de fé, sendo levados como “souvenir” por turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que já se encontra em Belém para participar do Círio, celebra o impacto no setor. Ele ressalta que o expressivo crescimento do número de visitantes do evento e a expectativa quanto a encontros a exemplo da COP 30 de 2025 colocam a cidade no centro das atenções internacionais, consolidando a capital como porta de entrada da Amazônia.

“O Círio de Nazaré, mais do que uma manifestação religiosa, é um motor para a economia local, que gera oportunidades para os setores de turismo, comércio e serviços de Belém. Além de fortalecer o sentimento de fé e união entre os paraenses e os visitantes, o evento gera renda, empregos, inclusão, além de projetar a capital paraense como um destino turístico brasileiro de destaque”, frisa Sabino.

A visibilidade internacional de Belém foi reforçada neste ano por eventos como o Encontro de Ministro do Turismo do G20, organizado pelo Brasil e que levou à cidade representantes de 44 países. Vários participantes expressaram encantamento com as belezas naturais e a rica gastronomia da região, levando em suas malas lembranças e, também, uma profunda admiração pela cultura paraense.

A Casa do Turismo vai receber convidados, incluindo parlamentares e outras autoridades, em uma ação que integra a estratégia de ampliar a promoção do Norte do Brasil e, especialmente, de Belém.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da agência GOV*

Foto: Marcus Passos / G1

Leia mais: Vida selvagem diminui 73% em 50 anos, diz relatório da WWF

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias