O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com as obras de pavimentação do ramal da Cabeceira do Purupuru, localizado no KM 22 da BR-319, zona rural do município do Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus).
Com investimento no valor de R$ 18 milhões, as obras no ramal registram 69% de execução. O projeto contempla 8,71 quilômetros de extensão, dos quais 2,8 quilômetros da via já estão pavimentados, além dos serviços de terraplenagem e sub-base.
Também, foram construídas dez galerias em pontos estratégicos ao longo do ramal, para evitar a interdição do tráfego na via em períodos de cheia, uma vez que, anteriormente, a pista ficava coberta pelas águas.
Após a conclusão da obra a expectativa é de melhoria da trafegabilidade e do escoamento da produção, beneficiando os moradores locais.
Na região, a pesca, a pecuária, a produção de farinha de mandioca, o plantio e colheita do milho, da banana e de hortaliças, bem como na extração do açaí e da castanha-do-pará são algumas das atividades que movimentam a economia.
Nesta etapa, estão em andamento os serviços de base, com sete quilômetros já concluídos; imprimação, com seis quilômetros já concluídos; e aplicação de capa asfáltica em quatro quilômetros da via.
Também estão em execução os trabalhos de elevação do greide da pista (altura) em áreas específicas, para garantir a trafegabilidade em todas as estações do ano.
Também está em andamento a construção das abas de proteção das galerias, que direcionam as águas durante as chuvas e as enchentes. As abas, construídas em concreto armado, protegem as laterais das galerias e a própria pista contra a erosão.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a complexidade nos serviços de pavimentação deste ramal demonstra a determinação do governador Wilson Lima em promover obras de infraestrutura que sejam duradouras e que levem integração e desenvolvimento econômico para todo o interior.
“Nós estamos realizando uma grande obra aqui no Careiro e trabalhando para que, tão logo, este importante ramal possa estar pronto para transformar a vida de cada morador, com uma infraestrutura de qualidade, adequada e que levará benefícios sociais e econômicos à população”, explicou o titular da Seinfra.
Com informações da agência Amazonas*
Foto: Divulgação/Seinfra