quinta-feira, outubro 17, 2024

Lei proíbe cobranças para acompanhantes presenciarem parto no Amazonas

A vedação se refere a valores cobrados para que a pessoa possa adentrar o centro obstétrico, independentemente da nomenclatura dada à cobrança

Foi sancionada, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Lei nº 7.001/24, que proíbe a cobrança de qualquer valor ou taxa por maternidades para permitir que o pai ou acompanhantes assistam ao parto no centro obstétrico.

“Sem dúvidas, a presença do pai ou de um acompanhante no centro obstétrico faz a diferença para garantir a saúde física e emocional da mulher gestante, do bebê e da família como um todo. Além disso, ao proibir a cobrança de qualquer valor ou taxa por maternidades particulares, a legislação age em favor da igualdade de acesso a esse momento tão importante, independentemente da situação financeira dos envolvidos”, afirmou o parlamentar Roberto Cidade, autor da Lei.

A vedação se refere a valores cobrados a título de higienização, esterilização e demais procedimentos necessários para que a pessoa possa adentrar o centro obstétrico, independentemente da nomenclatura dada à cobrança.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a presença de um acompanhante durante o parto pode reduzir o uso de intervenções médicas desnecessárias, proporcionar maior sensação de segurança à parturiente e resultar em partos mais respeitosos e humanizados.

Outro dado do Ministério da Saúde, evidencia que países que adotam políticas de acesso livre ao centro obstétrico para acompanhantes durante o parto apresentam índices significativamente menores de violência obstétrica e complicações psicológicas decorrentes do processo de parturição.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Aleam*

Foto: Reprodução / Freepik

Leia mais: Tratamentos para câncer de próstata, infecções por citomegalovírus e osteoporose passam a ter cobertura na saúde suplementar

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias