Por 19 votos contrários e apenas 9 a favor, os vereadores de Manaus rejeitaram um pedido de esclarecimento sobre suposto desvio de verba pública para arcar, o qual teria, supostamente, custeado o casamento da filha do prefeito David Almeida, nesta segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Manaus.
Conforme noticiou O Convergente, uma denúncia anônima relevada pelo site nacional Metrópoles, apontou que o casamento de Fernanda Aryel Rodrigues de Almeida teria tido custos superiores a R$ 1,5 milhão, em 2022. O caso já está sendo investigado pelo Ministério Público do Amazonas, segundo a reportagem.
“Mais uma vez acordamos com a denúncia envolvendo administração pública municipal, mais um evento familiar que até então, o próprio Ministério Público vai entrar em campo para investigar se esse grande evento foi pago com dinheiro público. E principalmente, por que às escondidas? O que tem a se esconder?”, questionou o vereador William Alemão em seu discurso na tribuna da CMM, antes da votação.
Ainda durante o discurso, o vereador questionou se o valor do casamento da filha de David Almeida foi pago com o salário do prefeito, além de perguntar o motivo pelo qual o evento teria sido feito ‘escondido’.
“Agora aparece esses vídeos, essas fotos, esse grande evento com duração de três dias, com várias atrações nacionais, mas com que dinheiro? Com salário de prefeito?, por favor! Agora vem dizer que quem bancou foi o genro e o tio, mas por que as escondidas? Por que ao mesmo tempo que estava na festa publicou que estava trabalhando?”, alegou.
Autor do requerimento, o vereador Rodrigo Guedes (PP) disse concordar com alguns vereadores de que ‘ninguém tem nada a ver com a vida de ninguém’, mas que é importante atuar quando há suspeitas de desvio de dinheiro público.
“Eu concordo que alguns vereadores disseram que ninguém tem nada a ver com a vida pessoal de ninguém […], mas o que é certo se há suspeita de corrupção e uso de dinheiro público para custear festas particulares, tem a ver com a população sim, tem a ver com a Câmara Municipal, sim!”, destacou.
O parlamentar ainda rebateu os discursos dos vereadores da base do prefeito ao alegarem que o caso estaria sendo usado como manobra política.
“Isso está sendo falado agora porque veio à tona agora. Como íamos falar de coisas que não sabíamos? Eu nem sabia de casamento de filha do prefeito […]. A gente não tem bola de cristal, a denúncia veio agora!”, disse.
Entenda o caso
De acordo com o Metrópoles, as informações teriam relação com o suposto uso indevido de recursos públicos no casamento da filha de David Almeida, que aconteceu em São Miguel dos Milagres (AL). A denúncia acrescenta que o casamento pode ter sido custeado com dinheiro público.
O casamento de Aryel em Manaus aconteceu em dezembro de 2021 e foi amplamente divulgado nas mídias sociais como um evento entre família e amigos mais próximos.
Já o matrimônio em São Miguel dos Milagres teve um padrão de grandiosidade similar ao famoso casamento de Luísa Sonza e Whindersson Nunes.
O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e solicitou um posicionamento sobre a denúncia. A reportagem também entrou em contato com o prefeito David Almeida e Fernanda Aryel. Até o momento, não houve retorno das partes.
Reforçamos que o espaço segue aberto para envio de futuras notas de esclarecimento.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Justiça Eleitoral multa campanha de David Almeida por uso irregular de plataforma de streaming