O Boi Garantido poderá tomar medidas judiciais contra Ludmilla, após a cantora apresentar uma versão falsa do Bumbá. A cantora, que se apresentou na Arena da Amazônia no último domingo (20), exibiu a disputa do Boi Garantido com o Caprichoso durante o show, sem autorização da Associação a qual os direitos pertencem.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
A instituição se pronunciou, em nota publicada nos storys, sob o ocorrido: “A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, por meio de seu presidente, Fred Góes, vem a público esclarecer que o boi apresentado no último domingo (20), durante evento realizado na Arena da Amazônia, em Manaus, não se trata do Boi Garantido oficial”,
“Esclarecemos que, embora a Associação tenha sido consultada, a proposta apresentada para a produção do evento foi recusada. A contratação subsequente de um boi não-oficial ocorreu sem o conhecimento e autorização da Diretoria do Boi-Bumbá Garantido”, ressaltaram.
Por fim, a associação informou que entrará com uma ação na Justiça contra Ludmilla. “Em casos de uso indevido ou participação sem autorização, serão adotadas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”, concluíram.
Confira a nota oficial do Boi Garantido na íntegra:
Apesar da alegação, ainda não há confirmação de entrada no processo judicial e, a cantora Ludmilla e a sua assessoria de comunicação ainda não se pronunciaram à respeito do ocorrido.
Boi-Bumbá
O Festival Folclórico de Parintins, realizado no Amazonas, é uma das maiores expressões culturais do Brasil, sendo um ícone do folclore nacional. Há mais de 50 anos, o evento promove a competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha, e o Caprichoso, representado pela cor azul. Nas três noites de espetáculos grandiosos, as agremiações encenam uma rica fusão de teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas.
Em setembro deste ano, o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso foram oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional. A lei que dá título de bens imateriais do Brasil ao maior evento cultural da Amazônia, foi sancionada pelo Presidente Lula.
foto: Reprodução
Leia mais: Festival Folclórico de Parintins recebe título de patrimônio imaterial do Brasil