O apoio do porto antigo de Itacoatiara (AM) começou a ser retirado na manhã desta terça-feira, 22. As obras emergenciais do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) começaram julho deste ano e só devem ser finalizadas em 2025.
Construída nos anos 1970, a estrutura nunca foi trocada e já aparentava desgaste e corrosões em alguns pontos. Por conta do risco de possíveis acidentes, o DNIT autorizou a reconstrução do porto.
Veja também: Ministério Público do Amazonas investiga rachaduras no Porto de Parintins
A obra contempla a execução de serviços emergenciais para a reconstrução dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário do porto.
A empresa Antonelly Construções e Serviços, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, está à frente dos trabalhos de reconstrução. As obras iniciaram em julho deste ano, mas o porto já estava parcialmente paralisado desde outubro do ano passado.
Por conta da paralização das atividades do local, o DNIT instalou uma balsa como porto provisório exclusivo para embarque e desembarque de passageiros durante o período de execução da obra emergencial.
Ver essa foto no Instagram