sexta-feira, novembro 1, 2024

Estiagem: Governo do AM inicia primeira entrega de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas, em Autazes

Com a ação em todo o Estado, serão entregues 1.112 toneladas de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas de 12 municípios com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela estiagem aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou na última sexta-feira (25), no Distrito de Novo Céu, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), a primeira entrega de suplemento alimentar para apoiar atividade da pecuária no Amazonas. Foram entregues 4 toneladas de farelo de soja a 100 criadores locais.

O evento foi realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do Novo Céu e Autaz Mirim (Apcam), no município de Autazes.

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o suplemento alimentar deve beneficiar mais de 1 mil pecuaristas, que diante a diminuição das chuvas tem perdido a qualidade de suas pastagens por conta da estiagem.

O insumo que chegará aos pequenos pecuaristas amazonenses foi anunciado pelo governador Wilson Lima durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), após atender o pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea).

“Isso representa um providencial auxílio para pequenos criadores que enfrentam dificuldades para a manutenção de seus rebanhos diante da estiagem severa”, disse o presidente da Faea, Muni Lourenço.

Com a ação em todo o Estado, a Sepror entregará 1.112 toneladas de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas de 12 municípios com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais.

Os municípios beneficiados são Manaus, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã.

A suplementação para a produção da pecuária garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais, principalmente em épocas de estiagem, ou pastagem avariada, contribuindo com o aumento da produção de carne e leite, melhorando a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens.

Critérios para recebimento

  1. Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência
  2. Ser pecuarista afetado ou impactado pela seca
  3. Possuir Cartão do Produtor Primário
  4. Estar cadastrado na Adaf
  5. Ser assistido pelo Idam
  6. Possuir plantel de bovídeos de até 10 animais

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Agência Amazonas*

Foto: Divulgação / Isaac Maia /Sepror

Leia mais: Moradores removem casas de área de risco após deslizamentos em Iranduba

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias