Duas ocorrências de suposta compra de votos foram registradas em Manaus no início da tarde deste domingo (27), horas finais de votação do 2º turno das eleições municipais. A informação foi compartilhada pelo delegado da Polícia Federal, Fábio Pessoa, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
De acordo com o delegado, as duas ocorrências ocorreram por suspeita de compra de votos. Em um dos registros, foi averiguado que os suspeitos teriam ligação com um vereador de Manaus.
O caso ocorreu no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, onde a Polícia Federal conduziu três pessoas que estariam cometendo a prática de crime eleitoral. Ambos foram conduzidos para a sede da PF em Manaus, onde prestarão depoimento. Não foi dada a voz de prisão neste caso.
O outro registro ocorreu no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, onde foram detidas seis pessoas, sendo uma pessoa presa em flagrante. De acordo com o delegado Pessoa, nesta ação foi apreendida R$ 569 que seriam destinados para compra de votos.
O delegado ainda reforçou a ação da Polícia Federal na atuação do 2º turno em Manaus. “É preciso que o eleitor possa votar de maneira consciente e livre, por isso a nossa atuação hoje, de maneira enfática, para que o eleitor possa votar com a consciência livre e não ser influenciado por algum benefício”, disse.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: “Compareçam para votar”, diz presidente do TRE-AM ao convocar eleitores de Manaus