Após o resultado polêmico do Ballon D’Or, da revista France Football, que deu o prêmio de melhor jogador do mundo ao meio campista espanhol, Rodri, diversas personalidades saíram em defesa do atacante do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Jr, que até a tarde de ontem (28), era o mais cotado para conquistar a premiação.
A informação de que Vini Jr não venceria a bola de ouro foi divulgada na manhã da última segunda feira, pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, que cravou que o Real Madrid já sabia do resultado e como tentativa de boicote, ninguém da delegação viajaria à Paris.
No X (antigo twitter), Vini Jr escreveu em poucas palavras que não pretende desistir de ser o melhor do mundo e conquistar a bola de ouro. Veja:
Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.
— Vini Jr. (@vinijr) October 28, 2024
Em nota, o clube merengue escreveu que “Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid“. Segundo a nota, a votação é sem critérios e tendenciosa.
A posição oficial divulgada pelo clube expõe que a decisão vai além da discordância no resultado da premiação. Os bastidores do evento abriram discussões quanto aos critérios e intenções por trás do não reconhecimento de Vinicius como o melhor do mundo, entre elas, aparecem como ‘argumentos’ o incomodo europeu com o ativismo do jogador em questões ligadas ao racismo – o argumento usado é de que a problematização atrapalha o fair play dos campeonatos do qual o mesmo participa – e a briga do Real com a UEFA, que agora faz parte da organização do Ballon D’Or.
Quando o responsável por entregar o prêmio ao vencedor abriu o envelope para anunciar o melhor do mundo, a platéia foi a euforia, e gritando: “Vini, Vini, Vini”. Em entrevista após a conquista, o volante Rodri fez elogios a Vinicius Jr, mas disse que não cabia a ele dizer algo sobre o resultado final do prêmio. A declaração do meio-campista chamou atenção após a conquista da Bola de Ouro. No discurso em Paris, o espanhol disse que amigos o enviaram mensagens afirmando que “o futebol venceu”.
Além dos fãs do atleta, famosos e colegas de profissão lamentaram o resultado. Veja repercusão:
FOOTBALL POLITICS ❌
My brother you are the best player in the world and no award can say otherwise. Love you my bro ❤️ pic.twitter.com/X3yAH1Sl0p
— Eduardo Camavinga (@Camavinga) October 28, 2024
“Meu irmão, você é o melhor jogador do mundo e nenhum prêmio pode dizer o contrário. Te amo meu mano”, escreveu Camavinga.
Tchouameni também deixou um tweet para o brasileiro. Ele disse: “Nada vai tirar o que você conquistou, meu irmão. TODOS nós sabemos…Eles não estão prontos para o que você vai entregar.”
Ex-companheiros de Vinicius em Madrid, Toni Kross, e o melhor do mundo em 2022, Karim Benzema fizeram publicações. Nos storys do instagram, karim postou uma foto com o companheiro e a legenda: “Muito Forte”
Kross escreveu: “O melhor.”
Ver essa foto no Instagram
Companheiros de Vinicius na Seleção Brasileira como, Eder Militão, Richarlison e Bruno Guimarães também prestaram apoio ao jogador:
Você é o melhor e ninguém pode tirar isso de você! É o melhor! 🤍🥇 @vinijr
You are the best and no one can take that away from you! The Best! 🤍🥇 pic.twitter.com/hOjpxU9NRR
— Éder Militão (@edermilitao) October 28, 2024
Ver essa foto no Instagram
Outras celebridades não deixaram de discordar do resultado e defenderem Vinicius Jr.
Vini, pra mim e pra todos que te amam, você é e sempre será campeão. Nós sabemos bem o que é ter que lutar e se entregar 10x mais quando o assunto é nosso trabalho. Te amo e nunca vou deixar você esquecer o quão grande você é! ❤️ @vinijr
— LUDMILLA (@Ludmilla) October 28, 2024
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Números na temporada
Vini Jr anotou 24 gols e deu nove assistências em 39 jogos pelo Real Madrid na última temporada. Em 2023/24, o brasileiro conquistou Champions League, La Liga e Supercopa da Espanha. Com a Seleção Brasileira, acabou eliminado nas quartas de final da Copa América.
Rodri, por sua vez, marcou nove gols e deu 13 assistências em 50 jogos pelo Manchester City. Pelo clube inglês em 2023/24, o meia conquistou a Premier League, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes. Com a Espanha, o jogador foi campeão da Eurocopa.
Foto: Reprodução / Getty Images
Leia mais: Cotado para conquistar o prêmio Ballon D´or, Vini Jr não deve ir à cerimônia