sábado, novembro 23, 2024

Enem 2024: 1° dia tem questão sobre Rita Lee, herança africana como tema da redação e queda na taxa de abstenção

No próximo domingo, 10 de novembro, os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática

O primeiro dia do ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), principal porta de entrada para o ensino superior que permite aos candidatos, pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país, aconteceu neste domingo (3). Os candidatos responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. A prova foi considerada ‘moderna’, recheada de pautas sociais e de dificuldade média.

A questão de número 35 da prova chamou atenção do público, por abordar a relação da cantora brasileira Rita Lee com seus fãs jovens. A questão fazia referência a um texto no qual Rita Lee descrevia as cartas recebidas por Rita, mostrando como suas letras geravam identificação e proximidade com eles.

A questão explorou como Rita Lee utilizava essa interlocução para estabelecer uma conexão afetiva com seus fãs, evidenciando sua postura de empatia e compreensão diante do impacto de sua música na vida de muitos jovens.

Veja a questão:

Foto: Reprodução / Internet

Tema da redação

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2024 teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Conforme o assunto escolhido pelo Inep, os alunos precisaram fazer uma análise crítica da situação e propor intervenções que contribuam para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências.

Tradicionalmente, a redação do Enem pede que o candidato proponha intervenções sobre o tema proposto. A redação representa 20% do resultado do exame. Os candidatos devem se atentar às regras, pois, se analisado que houve fuga do tema ou escrita em menos de sete linhas, a nota é zerada.

Queda na taxa de abstenções

Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,3 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo (3). O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. O balanço parcial foi apresentado pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília, ao final da aplicação.

Dos concluintes do Ensino Médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.

“Considero o maior interesse de concluintes do Ensino médio no Enem uma das coisas mais importantes dessa edição, além do crescimento do número de inscritos”, disse Santana

Os dados que embasam as análises divulgadas na coletiva são amparados no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados). O levantamento estatístico traz, entre outras informações, o número de estudantes matriculados no 3º ano dessa etapa educacional em toda a rede pública. Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, na divulgação dos resultados finais do exame.

No próximo domingo, 10 de novembro, os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.

No total, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

Reaplicação

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Enem 2024: Confira as orientações do Inep para quem vai fazer as provas

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias