A partir do entendimento de que é preciso garantir acesso à saúde integral para as pessoas em todos os ciclos de vida, a Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (CGESMU/DGCI/SAPS/MS) programa a revisão do Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa, de 2008, e uma formação voltada para profissionais de saúde. A informação foi divulgada pela Fiocruz, na última sexta-feira, (1°).
Para construir um material que dialogue com a realidade brasileira em suas diferentes dimensões regionais e culturais, serão mapeadas experiências no SUS sobre o cuidado de mulheres vivenciando esse processo a partir das unidades da Atenção Primária em Saúde, como:
– Fortalecimento de espaços de cuidado feito por e para a mulher (rodas de conversa, oficinas, PICs, terapia comunitária etc.);
– Espaços de interação entre cultura e saúde;
– Espaços de formação de estudantes e trabalhadores da saúde em perspectiva multiprofissional.
Essas experiências serão reunidas em uma mostra online que poderá servir de incentivo para que novas ferramentas educativas e atividades comunitárias possam ser desenvolvidas.
Interessados que conhece, ou desenvolvem atividades que se enquadrem nessa descrição podem participar realizando o preenchimento do formulário online. O mesmo pode ser feito até o dia 1/12/24.
Foto: Divulgação
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Cinco unidades de Saúde do Amazonas são selecionadas para Programa de reestruturação hospitalar