terça-feira, novembro 12, 2024

5 casos de Coqueluche são confirmados no Amazonas

Dos cinco casos, foram quatro crianças menores de 1 ano e uma na faixa etária de 1 a 5 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta para a prevenção contra a coqueluche por meio da vacinação. Em 2024, o Amazonas registrou cinco casos confirmados da doença, sendo quatro em Manaus e um em Iranduba.

O cenário com casos confirmados da doença está disponível no Alerta Epidemiológico Nº 04/2024, emitido nesta quarta-feira (06). Dos cinco casos, foram quatro crianças menores de 1 ano e uma na faixa etária de 1 a 5 anos de idade. Quatro dos pacientes receberam alta médica e um está internado em estado estável.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a orientação é que população busque atualizar a caderneta de vacinação das crianças e gestantes. “A principal forma de prevenção contra a doença é se imunizando, então faço um alerta aos pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar, assim como as futuras mamães”, disse.

A FVS-RCP reforça que os postos de vacinação dos 62 municípios estão abastecidos com a vacina Pentavalente, destinada a crianças de 2, 4 e 6 meses de vida, seguida de reforços com a vacina DTP. Esses imunizantes devem ser administrados em crianças com idade entre 2 meses de vida e menores de 7 anos. A DTPa também está disponível para gestantes.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que os profissionais de saúde devem intensificar as medidas de atenção ao paciente, incluindo fortalecimento de triagem, diagnóstico e tratamento oportuno de casos da doença.

“Os profissionais de saúde devem ficar atentos a possíveis novos casos de coqueluche no Amazonas. Casos suspeitos ou confirmados são de notificação imediata. O manejo adequado de pacientes é de extrema importância para evitar agravamento dos casos”, destaca a diretora Tatyana.

O alerta epidemiológico destaca, ainda, a necessidade de reforço da vacinação de profissionais de saúde. A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa provocada pela bactéria Borderella pertussis. A principal forma de prevenção da doença é a vacinação.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da FVS-RCP*

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Cenário de Mpox no Amazonas chega a 44 casos confirmados

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias