quinta-feira, novembro 14, 2024

Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado do Amazonas

Entre os indicadores melhorados no Amazonas estão a cobertura de vacinação pela tríplice viral e a queda no índice de abandono escolar

Vinte e oito municípios do Amazonas conseguiram alcançar as metas para obtenção do Selo Unicef edição 2021-2024. O anúncio foi feito na última quarta-feira (06), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, visa estimular e reconhecer avanços concretos nos municípios, em relação às políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes.

Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.

Entre os indicadores melhorados no Amazonas estão a cobertura de vacinação pela tríplice viral, que nos 28 municípios cresceu 8,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 2,6%. O índice de abandono escolar reduziu 39,3%, enquanto o nacional foi de 38%.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas desempenha o papel de facilitador, apoiando os municípios na execução de ações e no cumprimento das metas exigidas para a obtenção do Selo Unicef.

“Na prática, o Selo reconhece aqueles municípios onde os indicadores de saúde, de assistência social e educação de crianças e adolescentes melhoraram. Aqui no Amazonas, o governador Wilson Lima abraçou essa causa, unindo-se em uma colaboração mútua com o Unicef para mobilizar os municípios. Foi uma ação muito importante, coordenada pela Sedurb e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e que resultou nesse aumento expressivo no número de municípios certificados”, disse Marcellus Campêlo.

Também participaram das ações as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Educação e Desporto Escolar, de Saúde (SES-AM), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). A Visão Mundial é a instituição parceira na implementação do Selo Unicef no estado.

A metodologia aplicada envolveu o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de iniciativas que promovem o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para chegar aos resultados, as cidades certificadas se empenharam em melhorar a educação, investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes de violências e garantir proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Sobre a Premiação

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a participação de todos os municípios que aderiram à edição do Selo Unicef. Os municípios que não conseguiram alcançar as metas poderão candidatar-se novamente para a próxima edição.

Os municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Agência Amazonas*

Foto: Reprodução / Prefeitura de Portel

Leia mais: Wilson Lima articula instalação de consulado dos EUA no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias