O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou na terça-feira (12) o empresário e CEO das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk para um cargo no Departamento de Eficiência Governamental, repartição recém-criada no Governo. Segundo a Forbes, Trump afirma que o departamento realizará sonhos republicanos de longa data.
Musk será co-líder juntamente com o ex-candidato republicano à Presidência Vivek Ramaswamy. O presidente eleito já anunciou quase uma dúzia de nomes que formarão sua equipe na Casa Branca no próximo mandato.
Em sua conta oficial, o dono da rede social X (antigo twitter) relembrou um post realizado por ele mesmo, onde ele, através da Inteligência Artificial (IA), aparece sentado em uma cadeira, com um colar escrito as siglas ‘DOGE’ – Department of Government Efficiency – em 7 de setembro deste ano, quase dois meses antes das Eleições Presidênciais norte-americanas. Ao relembrar, Elon Musk escreveu: ” Então… o que você diria que faz aqui?” (tradução livre).
veja:
So … what would you say you do here? 😂 https://t.co/LkdlfrIEc8
— Elon Musk (@elonmusk) November 13, 2024
Segundo informações do G1 e da imprensa americana, o bilionário tem aconselhado Trump sobre indicados para o gabinete e até mesmo se juntou a uma conversa entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada. Vale ressaltar que Musk doou milhões de dólares para a campanha que elegeu Trump como presidente do país pela segunda vez na história.
O objetivo do novo departamento, segundo Trump informou em comunicado oficial, é contribuir para que o governo “desmonte a burocracia governamental, reduza regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais”. A ideia é também implementar ideias de fora da Casa Branca que criem uma “abordagem empreendedora para o governo”.
Confira o comunicado na íntegra:
“Estou satisfeito em anunciar que o grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o patriota americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (‘DOGE’). Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão caminho para que minha administração desmonte a burocracia governamental, reduza regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais – essencial para o Movimento ‘Salve a América’. ‘Isso enviará ondas de choque pelo sistema, e qualquer pessoa envolvida em desperdício governamental, o que inclui muita gente!’, declarou o Sr. Musk.
Isso poderá se tornar, potencialmente, o ‘Projeto Manhattan’ de nosso tempo. Políticos republicanos sonham com os objetivos do ‘DOGE’ há muito tempo. Para promover esse tipo de mudança drástica, o Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações vindos de fora do governo e trabalhará com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para impulsionar reformas estruturais em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o governo nunca antes vista.
Estou ansioso para que Elon e Vivek façam mudanças na burocracia federal com um foco em eficiência e, ao mesmo tempo, melhorem a vida de todos os americanos. Importante, eliminaremos o desperdício e a fraude maciços que existem em nossos US$ 6,5 trilhões anuais de gastos governamentais. Eles trabalharão juntos para libertar nossa economia e tornar o governo dos EUA responsável perante ‘NÓS, O POVO’. Seu trabalho será concluído até, no máximo, 4 de julho de 2026 – Um governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para os Estados Unidos no 250º aniversário da Declaração de Independência. Estou confiante de que eles terão sucesso!”
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: PEC do fim do 6×1 já conta com 134 assinaturas; Saiba quais deputados assinaram