Em mais uma partida na qual a seleção não apresentou um bom futebol sob gestão do técnico Dorival Jr, o duelo com a Venezuela não passou de um empate por 1 a 1 na noite desta quinta-feira (14) no estádio Monumental de Maturín.
Apesar do resultado, a canarinha assumiu a 3ª posição da classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com 15 pontos, a cinco de distância da líder Argentina, que enfrenta o Paraguai a partir das 20h30 (horário de Brasília) no estádio Defensores Del Chaco.
A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior dominou o primeiro tempo, criando ótimas oportunidades de marcar, em especial em escapadas em velocidade de Vinicius Júnior, que chegou a acertar a trave aos 21 minutos do primeiro tempo.
Porém, mesmo com o domínio, o Brasil só conseguiu abrir o marcador em uma jogada de bola parada. Aos 42 minutos da etapa inicial Raphina cobrou com maestria uma falta da entrada da área para superar o goleiro Romo.
Após o intervalo o jogo mudou completamente. E a principal razão foi o gol de empate da Venezuela, que saiu com menos de um minuto.
O volante Segovia, que havia acabado de entrar, recebeu de Savarino e, com muita liberdade, bateu da entrada da área para deixar tudo igual.
A partir daí a Venezuela recuou as linhas e passou a negar espaços para o Brasil, que praticamente só conseguia atacar pelas pontas. Porém, pouco trabalho deu ao goleiro Romo.
A melhor oportunidade surgiu aos 13 minutos, quando Vinicius Júnior foi derrubado dentro da área. Porém, o camisa 7 cobrou mal e desperdiçou.
González foi expulso aos 43 minutos do segundo tempo, após dar um tapa no rosto de Vini Jr. O lateral venezuelano tinha entrado minutos antes, mas deixou a seleção com um a menos.
O Brasil (3°) volta aos gramados na próxima terça-feira (19), para atuar em um confronto direto contra o time do Uruguai (4°). A partida acontece na Arena Fonte Nova às 21h45 (Horário de Brasília).
A partida será a última da Seleção neste ano. O Brasil está invicto em Salvador. Em 21 jogos com o apoio dos soteropolitanos nos estádios da capital baiana, a Amarelinha conquistou 15 vitórias e teve seis empates, com 63 gols marcados e 19 sofridos.
Com informações da Agência Brasil*
Foto: Federico Parra/FEDERICO PARRA
Leia mais: Equipe da Fifa realiza vistoria em estádios de Manaus, visando a Copa do Mundo Feminina de 2027