Um homem, ainda não identificado, teve seus bens materiais furtados de dentro do carro que estava no estacionamento do Amazonas Shopping, em Manaus. Segundo a vítima, que denunciou o caso nas redes sociais em alerta para os consumidores, os ladrões usaram uma espécie de nova tecnologia para cometer o crime.
O episódio teria acontecido nessa quinta-feira, 21. Segundo o cliente, os suspeitos devem ter usado um aparelho mais sofisticado que o Chapolin para destravar veículos e conseguirem levar os pertences do automóvel, já que o carro estava bem trancado.
“Tomem muito cuidado ao ir no Amazonas Shopping. Hoje eu fui lá e tive meu material furtado de dentro do carro. As pessoas que fizeram isso tiveram acesso ao meu carro não com o Chapolin, mas com um aparelho mais avançado, porque meu carro foi travado e verificado”, destacou.
“Roubaram todo meu material de treino, minha mochila. Graças a Deus, não levaram o carro, mas furtaram coisas de valor e pessoais. Isso dentro de um shopping onde era para a gente se sentir seguro. Tomem cuidado, não somente nesse shopping, mas como em todos os outros, porque isso está sendo comum”, lamentou.
Ver essa foto no Instagram
Responsabilidade
De acordo com a súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os estabelecimentos comerciais possuem responsabilidades por danos causados em seus estacionamentos e podem responder pela reparação de dano ou furto de veículos ocorridos no local.
Além disso, em casos de furto ou danos, o cliente pode buscar reparação diretamente do estabelecimento, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para o advogado e professor mestre em Direito, Abraão Guimarães, o cliente pode ser indenizado. “O shopping deve ser responsabilizado por todos os danos e prejuízos causados. Cabe uma boa indenização”, disse.
O advogado Jorge Vicente Lira Jr., especialista em Direito do Consumidor, também afirmou que o shopping também está sujeito a ação judicial. “Os shoppings assim como os supermercados têm responsabilidade sobre seu estacionamento, sendo possível ação judicial para ter seu direito de ser ressarcido e um dano moral”, pontuou.
Amazonas Shopping
O Manaós entrou em contato com o Amazonas Shopping, por meio da assessoria de comunicação, e solicitou um posicionamento sobre o caso. A reportagem aguarda retorno. O espaço segue aberto para devidas manifestações.