terça-feira, novembro 26, 2024

Fraude imobiliária: Advogados alertam população do Amazonas sobre golpes no mercado imobiliário

Entre uma das medidas para prevenir os golpes está o acompanhamento de profissionais especializados

Todos os anos, milhões de reais em prejuízos são gerados devido a fraudes imobiliárias. Um exemplo disso, no Brasil, foi o prejuízo de R$ 100 milhões em Goiânia, Porangatu, no norte do estado, e Pindamonhangaba, em São Paulo, descobertos por autoridades em uma investigação sobre a fraude imobiliária.

De acordo com as denúncias recebidas pelas autoridades, a maioria das vítimas no Brasil estava interessada em comprar ou vender imóveis.

Entre os apontamentos para a fraude imobiliária estão atividades ilícitas em transações imobiliárias, como falsificação de documentos, representação fraudulenta de propriedades e esquemas de investimento ilícitos.

Em setembro deste ano, a Polícia Civil do Amazonas realizou uma operação que resultou na prisão de um homem de 36 anos, suspeito de aplicar golpes em mais de mil vítimas, prometendo facilitar o acesso a imóveis em um programa habitacional do Governo do Amazonas.

Na época, a Polícia Civil prometia agilizar o processo de financiamento de apartamentos para famílias. A PC-AM estimou que o prejuízo causado aos golpeados ultrapassava a marca de R$ 100 mil.

Como uma maneira de prevenir e alertar os amazonenses, o escritório de advocacia especializado em direito imobiliário, Sousa Barbosa, orienta a população a evitar cair em golpes imobiliários.

Ao Portal Manaós, o advogado imobiliário Rafael Barbosa comentou que as fraudes nesse mercado são comuns, uma vez que os golpistas se aproveitam dos compradores.

“Infelizmente, as fraudes no mercado imobiliário são mais comuns do que gostaríamos. Existem pessoas que, agindo de má-fé, cometem condutas criminosas, buscando enganar compradores e causando prejuízos financeiros e morais”, disse.

Apesar desse cenário, o advogado explicou que é possível se prevenir e ficar atento para não cair em um golpe imobiliário. Além de se atentar à documentação do imóvel, outro fator importante no momento do fechamento do acordo entre as partes é o acompanhamento de um profissional especializado.

“É possível nos prevenirmos dessas situações. Algumas medidas importantes incluem: verificar a situação do imóvel junto ao cartório; consultar certidões da Justiça Estadual; realizar uma due diligence, ou seja, contar com o acompanhamento de um profissional especializado, como um advogado, para garantir segurança na negociação”, destacou.

Leia mais: Membro de banda para shows infantis é preso pela PF por estupro de vulnerável em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias