As contas do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), relativas ao exercício de 2023, serão julgadas pelo conselho do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) no dia 20 de dezembro deste ano. Segundo a Corte de Contas, o julgamento acontecerá em Sessão Especial, realizada no Auditório do Tribunal
Relator das contas da Prefeitura de Manaus no exercício de 2023, o conselheiro Luis Fabian Barbosa anunciou a data da sessão especial durante a 42ª Sessão Ordinária ocorrida na manhã desta quarta-feira (27).
Veja também: Câmara de Manaus entra na Justiça contra David Almeida após bloqueio de R$ 10,3 milhões em repasses
O executivo municipal contou com um orçamento de R$8,5 bilhões para 2023, aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) no ano anterior.
Para comprovar e justificar os gastos públicos, o gestor deve apresentar diversos documentos como relatórios, balanços financeiros, balancetes e outros.
Os documentos encaminhados ao TCE-AM são analisados pelo relator das contas e submetidos à votação em plenário. Em caso de irregularidades ou regularidade da prestação de contas, a Corte de Contas poderá recomendar que a Câmara Municipal de Manaus reprove ou aprove as contas do gestor.