Após a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovar, na semana passada, um projeto de lei que estabelece plano de saúde para ex-vereadores e familiares, um protesto está sendo organizado para esta terça-feira, 3, contra a iniciativa. O ato ocorre a partir das 10h, em frente à Casa Legislativa.
De acordo com o comunicado de convocação do ato, o movimento busca manifestar a indignação com o PL, cuja medida foi solicitada por ex-vereadores que perderam o plano de saúde ao finalizar o mandato.
Veja também: Preso em SC, professor de jiu-jitsu suspeito de abusar de alunos chega em Manaus
Para os manifestantes, a aprovação do projeto é injustiça com a população que sofre em meio ao sistema de saúde precário de Manaus e a falta de profissionais para prestação de atendimento.
“Precisamos de profissionais qualificados que possam nos atender. Nossas crianças autistas, PCD’s e com doenças raras gritam por socorro”, disse uma mulher, que preferiu não se identificar.
Entenda
O Projeto de Lei nº 456/2024 foi aprovado na última segunda-feira (25), pela Câmara Municipal de Manaus. De acordo com o presidente da CMM, vereador Caio André (UB), o PL que estende plano de saúde a ex-vereadores e familiares, contudo, não será pago com dinheiro dos cofres municipais.
Veja também: ‘Não será gasto um real do município’, esclarece presidente da CMM sobre plano de saúde para ex-vereadores
Ainda segundo Caio André, nenhum parlamentar seria conivente de promover regalias para políticos com o dinheiro dos cofres municipais. A CMM esclareceu também que o projeto de lei apenas permite que ex-parlamentares tenham acesso ao plano da Geap, que é exclusivo para servidores públicos ativos e inativos, sendo os custos integralmente pagos pelos beneficiários, sem qualquer ônus ao Legislativo Municipal.