O ‘filme ‘Ainda Estou Aqui’ foi anunciado, nesta segunda-feira (9), como um dos filmes indicados ao Globo de Ouro 2025. O aclamado longa-metragem dirigido por Walter Salles irá concorrer na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. A atriz Fernanda Torres, que interpreta a protagonista, também foi indicada à categoria de Melhor Atriz de Filme de Drama.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles é um longa, ambientado no Brasil de 1971 e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece.
O filme entrou para a lista dos 250 filmes mais bem avaliados de todos os tempos no Letterboxd, página de avaliação e resenhas de filmes, ao lado de outras duas obras brasileiras – Central do Brasil (1998), também dirigida por Salles, e Cidade de Deus (2002).
A indicação aumenta as expectativas pela indicação ao Oscar, uma vez que, o reconhecimento no Globo de Ouro sugere que a indicação em Melhor Filme Internacional no prêmio da Academia é praticamente uma garantia. A premiação acontece em 5 de janeiro de 2025.
Os filmes indicados na categoria do longa são “All We Imagine As Light” (EUA/França/Índia), “Emilia Pérez” (França), “The Girl With The Needle” (Polônia/Suécia/Dinamarca), “The Seed of The Sacred Fig” (EUA/Alemanha) e “Vermiglio” (Itália).
Fernanda Torres é a segunda brasileira indicada à premiação: a primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, por “Central do Brasil”. Ao lado da atriz, competem Pamela Anderson, com “The Last Showgirl”, Angelina Jolie, com “Maria”, Nicole Kidman, com “Babygirl”, Tilda Swinton, com “The Room Next Door” e Kate Winslet, com “Lee”.
Em suas redes sociais, a brasileira comemorou a indicação.
Ver essa foto no Instagram
Ilustração: Marcus Reis