Faleceu no último final de semana aos 71 anos, Isak Andic, bilionário do ramo da moda espanhola e dono da Mango. Segundo informações da polícia, o empresário escorregou e caiu mais de 100 metros de um penhasco enquanto caminhava com parentes nas cavernas de salitre de Collbató, perto de Barcelona.
Andic ocupava a 750° posição no ranking de mais ricos do mundo, com um patrimônio avaliado em US$ 4,5 bilhões (R$ 27,19 bilhões), conforme informações da revista Forbes, além de estar entre os 5 mais ricos de toda a Espanha. A morte foi anunciada pela própria empresa, nas redes sociais.
“Ele foi um exemplo para todos nós. Ele dedicou sua vida à Mango, deixando uma marca indelével graças à sua visão estratégica, sua liderança inspiradora e seu compromisso inabalável com os valores que ele mesmo imbuiu em nossa empresa”.
Ver essa foto no Instagram
“Sua partida deixa um enorme vazio, mas todos nós somos, de alguma forma, seu legado e o testemunho de suas realizações. Cabe a nós… garantir que a Mango continue sendo o projeto do qual Isak era ambicioso e orgulhoso”, disse o CEO da Mango, Toni Ruiz, em um comunicado.
Com quase 3 mil lojas em 120 países, o império ‘fast fashion’ foi fundado com a ajuda de seu irmão, Nahman, na cidade de Barcelona, em 1984. E, nas décadas seguintes, a empresa se tornou uma das principais fabricantes de fast fashion da Europa. Porém, a alta popularização aconteceu em 2011, quando Kate Moss foi rosto da marca.