A Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM) divulgou, nesta quarta-feira (18), o novo boletim de registro dos casos de monkeypox ou MPOX, a varíola do macaco, em 2024. Com a nova atualização, já são 67 casos confirmados da doença no estado.
Nesta edição, o quadro atual da Mpox é de 173 notificações, 67 casos confirmados e 101 descartados. Não há registro de óbito pela doença.
A Mpox é uma doença zoonótica viral, causada pelo mpox vírus. A principal forma de transmissão da mpox ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.
Medidas de prevenção
A prevenção do Mpox envolve medidas de higiene pessoal, cuidados com o contato próximo e ações preventivas específicas. Siga as orientações abaixo para reduzir o risco de infecção:
- Evitar contato direto com lesões de pele, erupções cutâneas, crostas ou fluidos corporais de pessoas infectadas.
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou utilizar álcool em gel, especialmente após tocar superfícies compartilhadas ou estar em locais públicos.
- Praticar sexo seguro, utilizando preservativo, e estar atento a sinais suspeitos em si mesmo ou no parceiro (a).
- Manter a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar a disseminação de partículas virais.
- Usar máscaras de proteção respiratória em ambientes com alta probabilidade de transmissão, como locais fechados e mal ventilados.
- Manter a higiene pessoal de forma rigorosa, garantindo a limpeza adequada do corpo e objetos de uso pessoal.
A FVS-RCP reforça que pessoas que apresentarem sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, devem procurar atendimento médico imediatamente e seguir as orientações de isolamento, para prevenir a disseminação do vírus.
Com informações da FVS-RCP*
Ilustração: Arquivo / MN
Leia mais: Apesar do aumento de casos, Brasil registra menor mortalidade por Aids desde 2013