O Ministério de Saúde da Rússia anunciou que está em reta final de desenvolvimento de uma vacina contra o câncer. Segundo informações, o imunizante vai contar com a tecnologia mRNA, mesma utilizada pela Pfizer na vacina contra a Covid-19 e deve chegar gratuitamente para a população no ano que vem.
A notícia foi anunciada pela Rádio Rossiya, no dia 15 de dezembro, durante entrevista com Andrey Kaprin, diretor geral do Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia.
Conforme o site do Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica do ministério russo, as vacinas foram desenvolvidas com base na análise genética do tumor de cada paciente, e criada uma vacina única que pode ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas.
Em entrevista, o diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Gintsburg, afirmou que os ensaios pré-clínicos da vacina mostraram que ela suprime o desenvolvimento de tumores e potenciais metástases. Isso porque o imunizante seria responsável por introduzir um pedaço de RNA mensageiro no corpo, levando as células a produzir uma proteína específica.
Na prática, o sistema imunológico vai reconhecer essa proteína como estranha e gerar anticorpos para combatê-la. Ou seja, caso o organismo enfrente a ameaça futuramente, já possuirá mecanismos de defesa para resistir.
Foto: Divulgação
Leia mais: Apesar do aumento de casos, Brasil registra menor mortalidade por Aids desde 2013