Superando expectativas e mostrando o alto nível em suas modalidades, com apoio do Governo do Amazonas por meio do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris, Maria de Fátima, Elielton Lira e Pedro Nunes representaram o estado nos Jogos de Paris 2024, feito que ocorreu após 12 anos de ausência no maior palco esportivo mundial.
“Esses atletas são a prova de que, com o suporte adequado e muita determinação, podemos alcançar os maiores palcos esportivos do mundo. O Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris não é apenas uma política pública, mas um compromisso com o futuro dos nossos jovens”, afirmou o secretário de estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
O projeto olímpico lançado, em 2023, pelo governador Wilson Lima contou com cerca de 19 atletas com índices pré-olímpicos, que receberam incentivos para representar o estado nas Olimpíadas, em diferentes modalidades.
Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze no halterofilismo, tornando-se a primeira paratleta amazonense a realizar esse feito. “Muito obrigada governador Wilson Lima pelo projeto Amazonas em Paris e pelo Bolsa Esporte, que foi um combustível a mais para mim seguir firme na reta final das Paralimpíadas”, disse a medalhista.
Elielton Lira, que também foi destaque nas paralimpiadas, chegando a ficar na 5º colocação do mundial esportivo, ressaltou a importância do apoio. “Quero agradecer ao Governo do Amazonas, que tem dado total apoio para a gente, atleta de alto rendimento. É uma excelente gestão que tem nos conseguido passagens, dando oportunidade para mostrarmos o que sabemos fazer de melhor”, comentou o paratleta.
Pedro Nunes representou o Amazonas em Paris, no lançamento de dardo e o paratleta Elielton Lira, no judô, os amazonenses trouxeram para casa não apenas a experiência de participar do evento, mas também a confiança de que o esporte do estado está em constante evolução.
Com o objetivo de dar suporte a atletas do estado, o projeto oferece uma infraestrutura de treinamento adequada, apoio financeiro e incentivos para que os esportistas possam competir de igual para igual com os melhores do mundo.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Com o fim das Olimpíadas, saiba quem conquistou medalhas para o Brasil e posição no Ranking