O vereador David Reis (Avante) foi eleito, na última quarta-feira (1), como presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2025-26. A eleição ocorreu após a posse dos 41 nos vereadores que irão compor a Casa Legislativa, no Plenário Adriano Jorge. David Reis já esteve a frente da CMM, em uma gestão marcada por polêmicas no biênio 2021-22.
David assume o cargo após o término do mandato de Caio André (União Brasil), que não conseguiu se reeleger vereador e deixou a presidência da Casa no dia 31 de dezembro de 2024.
O único candidato adversário à David, foi Rodrigo Guedes (PP), que desde a legislatura passada, foi um dos vereadores que denunciava possíveis irregularidades da administração da CMM, inclusive indo contra alguns projetos apresentados pela própria Mesa Diretora, liderada pelo próprio Reis.
Em vídeo nas redes sociais, Guedes falou sobre o resultado das Eleições: “Eu confesso que alguns nomes, alguns votos me surpreenderam, como por exemplo, Eurico Tavares porque ele falou na campanha, demonstrou que faria uma política diferente, e outros nomes também. Com certeza alguns dias atras, dois meses atras com certeza foram aí na sua casa, pediram voto e disseram, na sua rua, no seu bairro que fariam uma política diferente e votaram num candidato que, se eles fizessem uma pesquisa, na suas redes sociais, respeitando o eleitor, com certeza 90%, 95% iria contra o David Reis”.
Saiba como votou cada um dos vereadores:
Votaram em rodrigo Guedes:
Rodrigo Guedes (PP)
Rodrigo Sá (PP)
Sargento Salazar (PL)
Capitão Carpê (PL)
Zé Ricardo (PT)
Votaram em David Reis:
David Reis (Avante)
Thaysa Lippy (PRD)
Marcos Castilhos (União)
Kennedy Marques Protetor (MDB)
Eduardo Alfaia (Avante)
Everton Assis (União)
Diego Afonso (União)
Joelson Silva (Avante)
Aldenor Lima (União)
Saimon Bessa (União)
João Carlos (Republicanos)
Allan Campêlo (Pode)
Dr. Eduardo Assis (Avante)
Gilmar Nascimento (Avante)
Dione Carvalho (Agir)
Elan Alencar (DC)
Ivo Neto (PMB)
Jaildo Oliveira (PV)
Rosivaldo Cordovil (PSDB)
Eurico Tavares (PSD)
Professora Jacqueline (União)
Yomara Lins (Pode)
Rosinaldo Bual (Agir)
Jander Lobato (PSD)
Roberto Sabino (Republicanos)
João Paulo Janjão (Agir)
Professor Samuel (PSD)
Raiff Matos (PL)
Raulzinho (MDB)
Rodinei Ramos (Avante)
Marcelo Serafim (PSB)
Mitoso (MDB)
Pai Amado (Avante)
Paulo Tyrone (PMB)
Sérgio Baré (PRD)
O Coronel Rosses (PL) votou em branco.
Nova Mesa Diretora
Durante a sessão, também foi definida a nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Confira os eleitos:
- 1º vice-presidente: Jander Lobato (PSD)
- 2º vice-presidente: Raulzinho (MDB)
- 3º vice-presidente: Eduardo Assis (Avante)
- 1º secretário: Everton Assis (União Brasil)
- 2º secretário: Aldenor Lima (União Brasil)
- 3ª secretária: Professora Jaqueline (União Brasil)
- Secretário-geral: Professor Samuel (PL)
Além disso, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) será o corregedor da Casa, enquanto Rosivaldo Cordovil (PSDB) ocupará o cargo de ouvidor.
Os vereadores de Manaus retomam os trabalhos legislativos no próximo dia 10 de fevereiro, com a realização da sessão solene de abertura dos trabalhos do novo biênio no plenário da Câmara Municipal.
O que faz o Presidente da Câmara Municipal?
O presidente da Câmara Municipal integra a Mesa Diretora e também a preside. Ele é o representante legal da Câmara, tanto nas relações externas, como nos trabalhos internos, desempenhando as funções:
Função de Representação
O presidente possui não só a prerrogativa, como o dever legal de atuar em nome da Câmara, especialmente nas atividades externas (relações que a Câmara mantém, por exemplo, com o Prefeito).
Função Legislativa
O presidente da Câmara exerce a função Legislativa quando atua orientando a elaboração das leis, seja dirigindo os trabalhos da casa, presidindo o Plenário, dando voto de desempate nas deliberações. Ao presidente cabe a tarefa de promulgação das Leis, Decretos Legislativos, Resoluções, nos termos da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara.
Função de Administração
É a que o presidente exerce no sentido de imprimir organização aos serviços da Câmara. São também Funções Administrativas todas aquelas que se relacionam com a expedição de Atos Executivos que devem ser praticados pelo próprio Legislativo.
Com informações da Câmara Municipal de Monte Alegre de Minas*
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Prefeito e vereadores de Manaus são empossados em cerimônia no Teatro Amazonas