quarta-feira, janeiro 8, 2025

Castanha-do-Pará, da Amazônia ou do Brasil? Entenda a polêmica

Internautas discutem a verdadeira nomeclatura do fruto nas redes sociais

Uma polêmica envolvendo o legítimo nome atribuído à castanha tomou conta das redes sociais dos brasileiros no último sábado (4). Saiba detalhes do que motivou o debate que envolve cultura e regionalidade.

A polêmica ganhou destaque nas redes sociais após o ator Adanilo, natural de Manaus, nominar a fruta como “Castanha-da-Amazônia”, ao preparar uma tapioca caboquinha, que leva banana pacovã ou banana-da-terra (polêmica para outro dia), queijo coalho, tucumã e castanha-do-pará (ou castanha-da-Amazônia?).

Veja vídeo: 

 

Logo após, a paraense Alane, ex-BBB, publicou um vídeo defendendo a nomeclatura. “É ‘castanha-do-Pará’. Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Não é ‘castanha-do-Brasil’ nem ‘castanha-da-Amazônia’. É simples: P – A – R – Á”, afirmou ela.

Pouco tempo depois, a discussão se tornou um confronto entre internautas: Para uns, o correto seria Castanha-do-Pará, para outros, Castanha-da-Amazônia. Também há um terceiro nome envolvido na polêmica, A Castanha-do-Brasil”.

Para a BNC, O historiador Davi Leal, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), esclareceu que, apesar de amplamente conhecida como “Castanha-do-Pará”, o fruto já foi chamado de “Castanha-do-Maranhão” e hoje, oficialmente, é denominado “Castanha-do-Brasil”. Ele argumenta que a nomenclatura mais justa seria “Castanha-da-Amazônia”, pois a produção do fruto ocorre em diversos estados da região amazônica, com o Amazonas liderando a produção nacional.

“Chamar de Castanha do Pará reforça a identidade do estado, mas não faz justiça à história, pelo menos não completamente. Até 1850, o Amazonas fazia parte da Província do Pará, ou seja, éramos paraenses. Quando nos separamos, compartilhamos muitos hábitos culturais com toda a região”, esclareceu.

Segundo O Globo, Internautas vêm apontando que a castanha cientificamente chamada de Bertholletia excelsa é reconhecida internacionalmente como “Brazil Nut e pode ser denominada, a rigor, tanto como Castanha-do-Pará, quanto como Castanha-da-Amazônia. Sim, os dois termos são corretos.

De acordo com um relatório publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior estado produtor de castanha-do-pará (ou da Amazônia) é o Amazonas. Em segundo lugar, aparece o Acre. E o Pará, em terceiro lugar no ranking.

Mas afinal, qual é o nome correto?

Seguindo a Portaria N° 846, de 8 de novembro de 1976, que se refere a exportação do fruto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determina a padronização, classificação e comercialização do nome Castanha do Brasil.

Porém, não há uma única forma “correta” de nomear a castanha. Cada termo tem uma origem e contexto que representa diferentes aspectos de sua história e produção, ficando a critério de quem se referir ao fruto.

Foto: Rafael Rocha/ Embrapa

Leia mais: Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias