O filme ‘Ainda Estou Aqui’ segue fazendo história em premiações internacionais. Desta vez, a atriz Fernanda Torres foi a vencedora na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, em cerimônia do Globo de Ouro, que aconteceu em Los Angeles, no último domingo (5).
Fernanda Torres concorria com atrizes como Angelina Jolie, indicada por seu trabalho em “Maria Callas”, Nicole Kidman, por “Babygirl”, Tilda Swinton, por “O Quarto ao Lado”, Kate Winslet, por “Lee”, e Pamela Anderson, por “The Last Showgirl.”
Ao subir ao palco para receber o prêmio das mãos de Viola Davis, Torres agradeceu ao diretor Walter Salles e relembrou que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve no palco do Globo de Ouro 25 anos atrás, concorrendo por “Central do Brasil”. “Foi um ano incrível para os desempenhos de tantas atrizes aqui, que admiro tanto. Claro, que quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E quero dedicar esse premio à minha mãe. Vocês não têm ideia! Ela estava aqui há vinte e cinco anos.”
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando o longa também dirigido por Salles venceu como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Nesta edição, O longa “Ainda Estou Aqui” também foi indicado na categoria, mas perdeu o prêmio para Emilia Pérez.
Com a conquista, Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira da história a ganhar a categoria na premiação.
‘Ainda Estou Aqui’
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles é um longa, ambientado no Brasil de 1971 e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar.
Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece.
Outros prêmios
O filme Ainda Estou Aqui fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro em sua estreia no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.
Além disso, Ainda Estou Aqui segue como forte candidato à categoria de Melhor Filme Internacional, já que integrou a lista de 14 filmes feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os 10 filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro.
Ver essa foto no Instagram
Foto: Robyn Beck / AFP