O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (6), um balanço das ações realizadas nas áreas de segurança pública e saúde durante o período das festas de fim de ano. Com a atuação de 2,6 mil servidores em operações de patrulhamento e fiscalização de trânsito nos feriados de Natal e Réveillon, o Governo do Amazonas alcançou redução de 66,7% de acidentes com vítimas fatais e 28,5% sem vítimas fatais, diminuindo a demanda nos principais hospitais e prontos-socorros de Manaus.
“Nós tivemos um fim de ano histórico, tanto do ponto de vista da segurança quanto da saúde. Os números são muito positivos, resultado de uma ação conjunta feita com o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, e isso fez com que o número de procura nas unidades diminuísse significativamente”, afirmou o governador Wilson Lima, acompanhado dos secretários de Segurança, Vinícius Almeida, e de Saúde, Nayara Maksoud.
Durante os dias 24 e 25 e 31 dezembro e 1º de janeiro, o efetivo foi intensificado com 2,6 mil agentes das Polícias Militar e Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Corpo de Bombeiros, com atuação em todas as zonas da cidade.
“Nós montamos 10 barreiras na cidade em pontos estratégicos e montamos estruturas de policiamento naqueles locais de grande movimento, como foi o caso da Ponta Negra, o Largo São Sebastião, do Amarelinho, enfim, onde tinha festa e aglomeração nós estávamos lá com as equipes”, acrescentou o governador Wilson Lima.
O governador Wilson Lima destacou, ainda, que o mesmo planejamento realizado no fim de ano, que autuou ainda 179 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool, para o Carnaval seguirá a mesma estrutura de trabalho preparada para o Natal e Ano Novo.
Saúde
O resultado das operações pode ser sentido nos atendimentos realizados nos três principais prontos-socorros de Manaus: João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, que no mesmo período de Natal e Réveillon de 2024, apresentaram redução de 37% no número de atendimentos em comparação com 2023.
As demandas mais procuradas nas unidades também apresentaram diminuição nos três hospitais, resultado das operações voltadas para a fiscalização no trânsito. Em ortopedia, o Hospital Platão Araújo chegou a reduzir 60% na demanda em relação ao ano passado. Para cirurgias gerais, a maior queda foi no HPS 28 de Agosto, reduzindo a procura em 26% durante as festas.
Operação Natal Mais Seguro
Além do reforço realizado nos quatro dias de feriado, o Governo do Amazonas já havia intensificado o policiamento ostensivo no Estado, com a Operação Natal Mais Seguro, lançada no mês de novembro, com foco no patrulhamento das principais áreas comerciais e bancárias de Manaus.
Apenas na capital foi disponibilizado um efetivo de 1,4 mil policiais militares, o que resultou entre 11 de novembro e 31 de dezembro na queda dos casos de homicídios (-40%) e roubos (-18%) e no aumento das apreensões de armas de fogo (+171%), em relação ao mesmo período de festividades em 2023.
Complexo Sul
Durante a apresentação do balanço de fim de ano, o governador Wilson Lima mostrou, ainda, os indicadores de atendimento no Complexo Hospitalar Sul, que incluem o HPS 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu, que desde o mês de dezembro passou a ter uma nova gestão. Em um mês o novo complexo registrou mais de 11 mil atendimentos, demonstrando a ampliação do serviço e evolução nos fluxos de procedimentos cirúrgicos.
Do dia 1º a 31 de dezembro de 2024, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto realizou 708 cirurgias, aumentando a média de procedimentos de 15 para 24 por dia. A quantidade de operações cirúrgicas em ortopedia também subiu de cinco para 15 ao dia, reduzindo a fila de espera de pacientes.
No Instituto da Mulher Dona Lindu, o número de cirurgias ginecológicas totalizou 123 em dezembro. O número de partos também aumentou em 40% no Centro de Parto Normal Inter-Hospitalar, bem como a evolução estrutural nas duas unidades de saúde, contratação de funcionários e ajuste no pagamento dos salários das equipes e dos fornecedores.
Com informações da assessoria de comunicação*
Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
Leia mais: Eleições 2024: Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar