O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional neste sábado (1º). O senador era considerado o nome favorito na disputa pela cadeira e obteve 73 votos.
Com a eleição, Alcolumbre comandará o Senado no biênio 2025/2026. Ainda no fim de 2024, Alcolumbre reuniu o apoio antecipado de 76 dos 81 senadores, o equivalente a 94% da Casa. Essa é a segunda vez que o senador preside a Casa. Anteriomente, David Alcolumbre já havia comandado o Senado em 2019 e 2020.
Apesar de ter sido apontado como um dos favoritos, o senador oficializou a candidatura somente neste sábado. Ele disputou a presidência com os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Durante este sábado, os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram à Presidência do Senado.
Em seu discurso, ele destacou que a sua gestão pretende ‘fazer o que é certo’ e afirmou que pretende resistir aos ‘atalhos populistas’. O novo presidente da Casa ainda ressaltou que o objetivo é construir um Brasil melhor para as futuras gerações.