quinta-feira, abril 17, 2025
HomeNotíciasAmazonasOperação Queda do Céu: Polícia Civil prende militares da FAB e desmantela...

Operação Queda do Céu: Polícia Civil prende militares da FAB e desmantela esquema de tráfico de drogas em voos oficiais

Grupo criminoso usava voos da Força Aérea para transportar drogas de São Gabriel da Cachoeira para Manaus; cinco pessoas foram presas

 

 

Grupo criminoso usava voos da Força Aérea para transportar drogas de São Gabriel da Cachoeira para Manaus; cinco pessoas foram presas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, nesta segunda-feira (03), cinco pessoas envolvidas em um esquema de tráfico de drogas utilizando voos da Força Aérea Brasileira (FAB) entre São Gabriel da Cachoeira e Manaus. Entre os detidos, estão três militares da FAB, um homem de 42 anos apontado como financiador da operação criminosa e um indivíduo responsável por recrutar “mulas” para o transporte das drogas. A ação faz parte da Operação Queda do Céu, deflagrada pela Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira, com apoio da FAB e da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santa Isabel do Rio Negro.

De acordo com a delegada Grace Jardim, a investigação começou após a apreensão de 342 quilos de maconha tipo skunk em 2024, durante uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar. O desdobramento das investigações revelou que os militares da FAB facilitavam o transporte da droga em voos oficiais, permitindo que as substâncias ilícitas chegassem à capital amazonense sem passar pelos controles de segurança convencionais.

“A partir da apreensão, buscamos identificar os financiadores e entender como as drogas estavam sendo enviadas. Foi então que descobrimos a participação de três militares, com idades entre 22 e 26 anos, que usavam os voos da Força Aérea para transportar os entorpecentes”, afirmou a delegada.

Os militares foram presos em São Gabriel da Cachoeira, e um deles foi autuado em flagrante por tráfico de drogas após ser encontrado com porções da substância.

A investigação revelou que o grupo criminoso cooptava pessoas para atuar como “mulas” no transporte das drogas, muitas delas mulheres e algumas grávidas. Elas eram cadastradas para embarcar nos voos da FAB, disfarçando o esquema de tráfico.

Um dos presos, de 26 anos, era responsável por recrutar essas pessoas e também fazia o transporte das drogas. No final de 2024, ele tentou levar uma carga para Manaus, mas foi interceptado em Santa Isabel do Rio Negro e autuado em flagrante. Agora, teve um mandado de prisão preventiva cumprido.

O suposto financiador do esquema, um homem de 42 anos, movimentava milhões de reais, embora declarasse uma renda de apenas R$ 1 mil mensais. Segundo a polícia, ele utilizava um serviço de aluguel de veículos em São Gabriel da Cachoeira para lavar dinheiro oriundo do tráfico.

Durante as buscas, foram apreendidos três carros, quatro motocicletas, armas, munições e pássaros mantidos ilegalmente. Além das acusações de tráfico e associação criminosa, o homem também responderá por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

Militares e outros envolvidos responderão por crimes graves

Os três militares da FAB foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, e estão à disposição da Justiça e da Força Aérea Brasileira. O financiador e o aliciador de mulas responderão pelos mesmos crimes, além de lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas.

A PC-AM segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

*Com informações de ass. De comunicação

Foto : Erlon Rodrigues/Divulgação PC-AM

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here