Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) anunciou a criação da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia para o Desenvolvimento Sustentável (CEBRAONU-AM), a qual tem como objetivo integrar a advocacia amazonense aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com a OAB-AM, além do objetivo principal da nova comissão, o órgão também pretende promover ações estratégicas em sustentabilidade, justiça social e preservação ambiental.
A advogada e articulista do O Convergente Dra. Denise Coêlho, foi nomeada para assumir a presidência da nova comissão. Com isso, ela terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos e fortalecer o papel da advocacia na construção de soluções para os desafios locais, nacionais e globais.
Ao O Convergente, a presidente da comissão, Denise Coelho, afirmou que a criação da CEBRAONU-AM é um marco para a advocacia do Amazonas.
“A criação da CEBRAONU-AM é um marco para a advocacia Amazonense, reafirmando nosso papel como agente de transformação social. A comissão nasce para enfrentar desafios locais, nacionais e globais, promovendo a sustentabilidade, a justiça social, a preservação ambiental e a igualdade de direitos”, disse.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com ela, com a comissão sendo criada, a OAB-AM assume a responsabilidade para liderar debates para avançar em ações de contribuição do desenvolvimento sustentável da Agenda 2023 da ONU.
“Com a Amazônia no centro das discussões sobre mudanças climáticas, biodiversidade e direitos indígenas, a OAB/AM assume a responsabilidade de liderar debates qualificados e impulsionar ações concretas que contribuam para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, afirmou.
A criação da CEBRAONU-AM contou com o apoio do Presidente da OAB no Amazonas, Jean Cleuter, do Professor e Presidente da Escola Superior da Advocacia do Amazonas (ESA/AM), Dr. Carlos Alberto, e do Coordenador das Comissões, Dr. Cassius Clei, que ressaltaram a importância da iniciativa para o fortalecimento do debate jurídico sobre sustentabilidade e direitos fundamentais.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Amazonense Beto Simonetti entra para história ao ser primeiro presidente reeleito da OAB Nacional