Uma ação de fiscais da Prefeitura de Manaus contra vendedores ambulantes no Centro da cidade gerou revolta após um vídeo flagrar a forma violenta truculenta como um casal de trabalhadores foi retirado do local. Nas imagens, servidores municipais aparecem expulsando os comerciantes e jogando as frutas os produtos na caçamba de um veículo, enquanto outras caem no chão.
A mulher e o homem tentam, sem sucesso, resistir à apreensão dos produtos, mas os fiscais da prefeitura continuam na operação. A cena gerou indignação entre as pessoas que presenciaram o episódio.
“Atitude covarde. Acho muito errado. A senhora está trabalhando, não está nem roubando. Em vez de[eles] estarem indo atrás de vagabundo, estão pegando a mercadoria do trabalhador”, protestou uma mulher que acompanhava a ação e registrou o episódio em um vídeo.
Na banca dos comerciantes, segundo as imagens, apenas frutas diversas estavam à venda para a população. Não há informações sobre o que motivou a prefeitura a realizar a operação de retirada dos ambulantes da localidade.
O vereador Capitão Carpê (PL) compartilhou o vídeo nas redes sociais e criticou também a ação dos fiscais da prefeitura. Para o parlamentar, os servidores agiram de maneira covarde.
“Não importa se existe lei que justifique o recolhimento dos produtos, NADA justifica tratar de forma truculenta o trabalhador. O mínimo que se espera é respeito nesse tipo de situação”, declarou o vereador, em uma publicação nas redes sociais.
Truculência
Essa não é a primeira vez que vendedores ambulantes denunciam a truculência da fiscalização municipal. Trabalhadores informais, que dependem do comércio de rua para sobreviver, reclamam da falta de diálogo e do uso excessivo de força durante as operações de retirada.
No ano passado, uma outra operação que também chamou a atenção da população foi a retirada da chamada ‘feira da meia-noite’, formada por vendedores ambulantes no calçadão da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. A feira chegou a ser alvo de fiscalização pela Prefeitura de Manaus e foi obrigada a ser encerrada.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e questionou o motivo da expulsão dos vendedores ambulantes do local, além de perguntar sobre o procedimento de retirada dos produtos, uma vez que, segundo as imagens, as frutas são removidas de forma truculenta.
Veja ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: O Convergente