sexta-feira, fevereiro 21, 2025

UEA inicia primeiro mestrado profissional em Música do Amazonas

Criado para atender à demanda regional, o curso tem o objetivo de fortalecer a pesquisa e a produção musical na Amazônia

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas (PPPGMUS/UEA) realizou, nesta quarta-feira (19/2), aula magna com o tema “Produtos e Processos no Âmbito de Mestrado Profissional em Música”. O evento, que deu início às atividades do curso de mestrado, aconteceu no auditório Margarita Chtereva, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), e contou com a participação de estudantes, docentes e profissionais da área.

O PPPGMUS/UEA é o primeiro mestrado profissional em música do Amazonas e um dos únicos da região Norte, ao lado do programa oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Criado para atender à demanda regional, o curso tem o objetivo de fortalecer a pesquisa e a produção musical na Amazônia, formando profissionais qualificados para o ensino, a criação e a execução artística.

Com a missão de oferecer formação continuada a professores e músicos pesquisadores, o PPPGMUS proporciona uma abordagem inovadora, conectando conhecimento acadêmico e prática profissional. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, representando o reitor André Zogahib, reforçou o pioneirismo do curso.

“Assumimos a pós-graduação da UEA em 2022. A universidade tinha, nessa época, 12 cursos próprios de mestrado e doutorado e, hoje, são 23. Em dois anos, saltamos de um curso de doutorado para cinco. Isso é um avanço gigantesco e, hoje, iniciamos mais um mestrado extremamente importante para a nossa região”, comentou.

A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Robatto, que abordou a relação entre produção artística e acadêmica no contexto dos mestrados profissionais. O especialista destacou os desafios e as especificidades dessa modalidade de pós-graduação, que alia o desenvolvimento científico à prática musical.

Ensino fortalecido

O início do curso representa um avanço importante para a qualificação de músicos e educadores na região Norte. Além de fortalecer a formação acadêmica e profissional, o mestrado busca ampliar o impacto da produção musical no cenário cultural e artístico local, contribuindo para reduzir desigualdades em relação a outras regiões do país.

Mauro Joel Vieira Mota é especialista em trombone e um dos alunos do curso. “Acredito que este mestrado será uma ferramenta propulsora para a minha carreira, me direcionando para o futuro. Aqui, poderei adquirir mais conhecimento e desenvolver ainda mais as habilidades que venho aperfeiçoando desde a graduação, quando cursei bacharelado e, posteriormente, licenciatura.

O mestrando afirma que tem o objetivo de seguir a carreira acadêmica, avançando para o doutorado e o pós-doutorado, sempre com foco na docência. “Pretendo atuar tanto no ensino básico, aplicando as experiências adquiridas ao longo desse percurso, quanto no ensino superior, consolidando minha formação como educador”, finalizou.

Estiveram presentes na mesa de abertura, ainda, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Fabio Carmo Plácido Santos; a diretora da Esat/UEA, Prof.ª Me. Adriane de Felippe; e a coordenadora do PPPGMUS, Prof.ª Dra. Duany Parpinelli.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias