O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko assumiu oficialmente a presidência de Belarus para o sétimo mandato consecutivo. Ele continua sendo o único presidente na história do país desde a independência da União Soviética, estendendo seu governo para 31 anos.
Ver essa foto no Instagram
Segundo os resultados preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral Central do país, Lukashenko obteve 86,8% dos votos, em um pleito amplamente contestado por governos ocidentais.
“Vocês podem parabenizar a República de Belarus, nós elegemos um presidente”, declarou Igor Karpenko, chefe da Comissão Eleitoral Central, durante uma entrevista coletiva.
O regime belarusso tem sido criticado por sua repressão à imprensa independente e pela perseguição a figuras da oposição. Nos últimos anos, todos os principais opositores políticos de Lukashenko foram presos ou forçados ao exílio.
Lukashenko, conhecido por sua proximidade com o presidente russo Vladimir Putin, tem historicamente adotado uma postura dura contra a oposição e não demonstrou preocupação com as críticas vindas do Ocidente. Em pronunciamentos anteriores, ele afirmou: “Eu não dou a mínima para o Ocidente.”