terça-feira, abril 1, 2025
HomeNotíciasAmazonasComitiva da Universidade de Illinois visita Ufam para prospectar parcerias em temas...

Comitiva da Universidade de Illinois visita Ufam para prospectar parcerias em temas ambientais

No primeiro tema de enfoque, a Brasillinois defende iniciativas como a Amazônia + 10 e o Fulbright Amazônia, ambos voltados à superação de desafios ambientais

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi uma das instituições visitadas durante a viagem de uma comitiva do Sistema de Universidades de Illinois ao Brasil. Na manhã de segunda-feira, 24, o reitor da Ufam e anfitrião, professor Sylvio Puga, recebeu o presidente daquele sistema americano de universidades, Tim Killeen, e outras 11 pessoas, na sala de reuniões do Gabinete, para conhecer a Brasillinois, iniciativa que promove o intercâmbio acadêmico e a partilha de conhecimentos entre ambos os países.

Além do reitor, participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Teresa Gomes Lopes, a pró-reitora de Inovação Tecnológica, TAE Maria do Socorro de Lima Verde, e a assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Artemis de Araújo Soares. Da parte da instituição estrangeira, estiveram presentes, além do presidente de todo o sistema, Tim Killeen, e do coordenador da Brasillinois, Jerry Davila, representantes das Universidades de Illinois em Urbana-Champaign, em Chicago e em Springfield.

Conforme explicou o coordenador da Brasillinois, as parcerias firmadas por meio dela priorizam a cultura e a inovação e visam à colaboração dinâmica com enfoque na mobilidade estudantil e nos clusters de pesquisa. “Ela pretende ser pioneira em um modelo de colaboração entre o ensino superior americano e o Sul Global, impulsionando a realização de pesquisas em temas atuais e promovendo a aproximação com as entidades de ensino e pesquisa do Brasil”, resumiu ele. Inclusive, antes dessa visita, o grupo esteve costurando parcerias com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A principal estratégia para alcançar esse objetivo é a concretização de parcerias a partir destes três temas: 1) Clima e Sustentabilidade; 2) Saúde Pública e Medicina; e 3) Democracia e Inclusão. Após ouvir quais as áreas de interesse dos pesquisadores estrangeiros, o reitor afirmou que a Ufam tem grande interesse em realizar trabalhos em colaboração, sugerindo algumas possibilidades.

“Temos este campus aqui em Manaus e mais cinco no interior do Amazonas, que é o maior estado brasileiro. Lidamos, portanto, com o desafio amazônico. Quanto à área onde nós estamos – equivalente a 600 campos do futebol, aqui começa o nosso desafio ambiental. Temos hoje cerca de 30 alunos, entre graduandos e pós-graduandos; 1.600 docentes, sendo 1.300 deles doutores; e 1.700 técnico-administrativos”, apresentou o reitor.

“Na área de clima e sustentabilidade, o CCA [Centro de Ciências do Ambiente] já tem teses e dissertações com esse foco, e essa é uma das nossas expertises. Em relação à saúde pública, temos dois cursos de graduação em Medicina: um em Manaus e outro na cidade de Coari, localizada a 370 quilômetros da capital e com cerca de 60 mil habitantes. Esse curso, que já formou três turmas, foi avaliado com nota máxima pelo MEC [Ministério da Educação] em 2024. A questão da democracia pode ser trabalhada em conjunto pelas áreas de Ciências Sociais e Direito, obviamente sem excluir outras. Por fim, eu gostaria de dizer que, no ano passado, foi anunciada a criação de um campus da Ufam em São Gabriel da Cachoeira, município mais indígena no País, e onde o Brasil faz fronteira com Colômbia e Venezuela. Ali, será possível trabalhar na interface dos três temas”, alinhou o professor Sylvio Puga.

Após ouvir o anfitrião, o presidente do Sistema de Universidades de Illinois, Tim Killeen destacou a importância de inserir a Brasillinois no plano de internacionalização da pós-graduação, anteriormente mencionado pela titular da Propesp, professora Maria Teresa Lopes, mas também em ações voltadas para a graduação, como os intercâmbios de verão. Já em sua fala, a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professora Artemis Soares, se dispôs a articular as parcerias possíveis. Assim, a Arii ficou responsável por dar seguimento aos contatos que avançar até a concretização de projetos entre as duas instituições.

Atuação estratégica

No primeiro tema de enfoque, a Brasillinois defende iniciativas como a Amazônia + 10 e o Fulbright Amazônia, ambos voltados à superação de desafios ambientais e à promoção de práticas sustentáveis em termos de agricultura, recursos hídricos, atmosfera e resiliência nesta região. O segundo tema, Saúde Pública e Medicina, a Brasillinois atua em projetos para melhorar a expectativa de vida em comunidades urbanas e rurais, estabelecendo dados longitudinais de saúde (coletados ao longo do tempo) e em colaboração com instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por fim, no tema Democracia e Inclusão, a atuação da Brasillinois facilita programas de intercâmbio estudantil e projetos de pesquisa colaborativa. Desse modo, busca promover a consciência global e fomentar a inclusão social, explorando aspectos históricos e contemporâneos da democracia e da transformação social.

“Nossa visão é cultivar uma comunidade global dinâmica e inclusiva, unida pelo compromisso compartilhado com a inovação, colaboração e impacto social positivo”, resume a página de divulgação da iniciativa. O Sistema da Universidade de Illinois pretende que isso seja alcançado por meio de pesquisas, intercâmbio acadêmico e compreensão intercultural no bojo de “parcerias duradouras que transcendam as fronteiras geográficas e impulsionam mudanças positivas no Brasil, nos Estados Unidos e além”. Para tanto, é preciso empregar as experiências e os recursos coletivos entre aquele Sistema e seus parceiros no Brasil, catalisando essas competências em benefício do desenvolvimento sustentável, da excelência em pesquisa e da educação convergente e interconectada, conforme descrito na página da Brasillinois.

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here