segunda-feira, março 31, 2025
HomeUncategorizedCandidata à reitora da Ufam, Tanara Lauschner defende expansão da assistência estudantil

Candidata à reitora da Ufam, Tanara Lauschner defende expansão da assistência estudantil

Pesquisadora destacou que o apoio aos acadêmicos será uma das prioridades de sua gestão, caso eleita

“Ampliar a assistência estudantil para que nossos alunos consigam permanecer na universidade”, é o que defendeu a candidata à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner. Em entrevista ao portal O Convergente, a pesquisadora destacou que o apoio aos acadêmicos será uma das prioridades de sua gestão, caso eleita em pleito marcado para o próximo 7 de abril deste ano.

Doutora em Informática, Tanara Lauschner é pesquisadora da área de computação e atua no movimento de Mulheres na Computação, sendo co-fundadora do projeto Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, atuando ainda como sub-secretária de ciência e tecnologia para Amazônia do Instituto Maximize Ciência, Tecnologia e Inovação (IMCTI).

Em dezembro de 2024, a pesquisadora participou do Debate Político, do portal O Convvergente, onde explicou sobre os desafios de logística para fazer pesquisas na Amazônia. Com amplo currículo no segmento, a professora é uma das candidatas nas eleições 2025 da Ufam para reitoria.

Veja também: Comitiva da Universidade de Illinois visita Ufam para prospectar parcerias em temas ambientais

“A assistência universitária vai ser um dos temas mais importantes da nossa gestão. Precisamos ampliar a assistência estudantil para que nossos alunos consigam permanecer na universidade”, afirmou a candidata da chapa “Mudança” (número 57), que concorre ao lado do professor Geone Maia Corrêa, candidato a vice-reitor.

Durante uma visita à residência universitária de Parintins nesta sexta-feira, 28, Tanara destacou o foco de sua gestão, caso eleita, e pontuou a composição da chapa Mudança, que tem como líderes ela, enquanto professora da capital e Geone Maia, professor no interior.

“Somos a única chapa que traz essa composição de uma professora da capital com professor do interior, trazendo a importância do nosso trabalho da Universidade Federal do Amazonas na formação tanto de Manaus quanto nas outras cidades”, salientou.

Ao O Convergente, a professora frisou ainda que a chapa tem buscado uma proposta de mudança construída coletivamente, com apoio de diversos personagens. “Estamos apresentando uma proposta de mudança de um coletivo de várias pessoas que ajudaram lá na definição de nossas propostas, na construção desse movimento. […] Queremos fazer uma Ufam mais forte, que acolhe, inspira e realiza”, concluiu.

Eleições

As eleições para reitor e vice-reitor da Ufam acontecem no dia 7 de abril, em formato on-line. Caso nenhuma chapa alcance mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado no dia 14 de abril. O pleito definirá a gestão da universidade para o quadriênio 2025-2029.

A votação ocorrerá das 8h às 20h (horário de Manaus) em ambos os turnos, caso necessário.

Conheça as chapas concorrentes:

– Chapa 04 – “A UFAM DO FUTURO COMEÇA HOJE”
– Candidata a reitora: Adriana Malheiro Alle Marie
– Candidato a vice-reitor: Plínio José Cavalcante Monteiro

– *Chapa 23 – “Somos Mais Ufam”
– Candidato a reitor: Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues
– Candidato a vice-reitor: Carlos Victor Lamarão Pereira

– Chapa 25 – “Por uma UFAM que Humaniza, Inclui e Transforma”
– Candidato a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça
– Candidato a vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior

– Chapa 35 – “UFAM KARUANA”
– Candidata a reitora: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
– Candidato a vice-reitor: Sérgio Augusto Freire de Souza

– Chapa 57 – “MUDANÇA!”
– Candidata a reitora: Tanara Lauschner
– Candidato a vice-reitor: Geone Maia Corrêa

 

 

Fonte: O Convergente

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here