O bilionário Elon Musk anunciou nesta quarta-feira (19) que vendeu a rede social X (antigo Twitter) para sua empresa de inteligência artificial, a xAI. O comunicado foi feito pelo próprio empresário por meio de uma publicação na plataforma.
De acordo com Musk, o acordo avalia o X em US$ 33 bilhões, considerando também uma dívida de US$ 12 bilhões, o que eleva o total para US$ 45 bilhões. Já a xAI, fundada em 2023, tem uma avaliação de mercado de aproximadamente US$ 80 bilhões.
Queda de valor do X desde a compra por Musk
O então Twitter foi adquirido por Elon Musk em abril de 2022 por US$ 44 bilhões. Desde então, a plataforma enfrentou diversas turbulências, incluindo mudanças de marca, demissões em massa e a fuga de anunciantes, o que contribuiu para a desvalorização do negócio.
Uma avaliação recente da Fidelity, empresa de investimentos que ajudou Musk a concluir a aquisição da plataforma, indicou que, em dezembro de 2024, o X valia apenas US$ 12 bilhões. No entanto, de acordo com o Financial Times, algumas grandes empresas, como Hulu, Unilever e American Express, estariam retornando à rede social como anunciantes. Além disso, algumas das principais holdings de publicidade fecharam ou estariam negociando acordos para garantir investimentos anuais no X, adquirindo espaços publicitários com antecedência.
Sinergia entre X e xAI
Segundo Musk, a fusão entre o X e a xAI permitirá um compartilhamento maior de talentos, dados, modelos, computação e distribuição entre as duas empresas. O empresário afirmou que essa integração trará grandes avanços na busca pela verdade e no progresso do conhecimento humano.
“Essa combinação desbloqueará um imenso potencial ao misturar a capacidade e a expertise avançadas de IA da xAI com o alcance massivo do X. A empresa combinada fornecerá experiências mais inteligentes e significativas para bilhões de pessoas, ao mesmo tempo em que permanecerá fiel à nossa missão principal de buscar a verdade e avançar o conhecimento”, escreveu Musk.
A xAI já desempenha um papel fundamental na evolução do X. A empresa é responsável pelo Grok, assistente de inteligência artificial desenvolvido para a rede social, e suas versões subsequentes. O assistente é treinado com base nos dados dos usuários do antigo Twitter, tornando a integração entre as plataformas ainda mais profunda.