O Amazonas Futebol Clube não perdeu tempo e, um dia após conquistar o título do Campeonato Amazonense, anunciou mais um reforço para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia Fernando Neto, ex-Fluminense, é o novo contratado do clube aurinegro para a sequência da temporada. A estreia na competição nacional será contra o Goiás, fora de casa.
Natural de São Domingos-GO, Fernando José da Cunha Neto, de 32 anos, foi revelado pelo Fluminense e ganhou projeção ao ser vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2012. Sua estreia no time profissional do Tricolor aconteceu em 2013, quando foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, sob o comando do técnico Abel Braga.
Além do Fluminense, o jogador tem passagens por diversos clubes brasileiros e do exterior. No Brasil, defendeu equipes como Paraná, Santo André, Vila Nova-GO, Macaé, Vitória, Operário Ferroviário, São Bernardo e Vila Nova-MG. No futebol internacional, atuou pelo STK Samorin, da Eslováquia, e pelo Paços de Ferreira, de Portugal.
Suspensão por manipulação de resultados
Apesar de sua experiência e qualidade técnica, Fernando Neto chega ao Amazonas envolto em polêmica. Em junho de 2023, quando atuava pelo São Bernardo, o jogador foi condenado pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 360 dias de suspensão e ao pagamento de uma multa de R$ 15 mil por participação em um esquema de manipulação de resultados no futebol.
A investigação, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) dentro da Operação Penalidade Máxima, revelou que Fernando Neto teria aceitado uma proposta para receber um cartão vermelho em uma partida do Operário-PR contra o Sport-PE, pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2022. Outros dois jogadores denunciados no caso foram banidos do futebol, enquanto um acabou absolvido.