Um marco para a promoção do turismo acessível e responsável no Brasil, durante a programação da 4ª Marcha dos Secretários de Turismo, na quarta-feira (2), em Brasília, foi lançado o livro “Turismo com Acessibilidade: Perfil do Turista com Deficiência e Diretrizes para Promoção da Acessibilidade”, fruto da parceria da Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o Ministério de Turismo (MTur) e Itaipu Parquetec.
Além do lançamento, a solenidade também foi marcada pelas assinaturas do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MTur e o Programa de Extensão Universitária Mais Acesso da UEA.
Acordo de cooperação
Com vigência de 36 meses, o acordo prevê a realização de atividades de extensão, pesquisa, inovação e produção editorial. O plano de trabalho contempla, entre outras metas, a divulgação do livro lançado, o mapeamento de boas práticas de acessibilidade em destinos turísticos no Brasil e a promoção de capacitações e sensibilizações em turismo responsável voltadas para gestores, profissionais do setor e comunidades locais.
De acordo com a coordenadora do Programa Mais Acesso, Marklea Ferst, esse ACT tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de ações voltadas para a responsabilidade social, inclusão e acessibilidade no setor turístico, em consonância com os princípios do turismo sustentável e das diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O acordo de cooperação técnica visa ampliar o trabalho sobre o turismo responsável e de acessibilidade, inclusive com o mapeamento das atividades turísticas acessíveis e com responsabilidade no Brasil todo. E fortalece não só o curso de Turismo, mas a pesquisa e os trabalhos que são desenvolvidos pela Escola Superior de Arte de Turismo na nossa universidade”, disse o pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd/UEA), Fabio Carmo, representando o reitor André Zogahib.
Sobre a obra
“O livro traz dados essenciais sobre o perfil do turista com deficiência e orientações a respeito dos critérios que devem ser observados para a promoção da acessibilidade no destino, o que subsidiará as decisões de stakeholders do turismo”, ressaltou a autora, Prof.ª Dra. Marklea Ferst.
O professor Fábio acrescentou que os dados foram levantados dentro do período de um ano, em trabalho desenvolvido com o apoio da Unesco e MTur. “Nós fizemos a análise, um estudo sobre o perfil do turista com deficiência. Assim, no livro você vai encontrar informações de socio demográficas do turista com deficiência, quais são as preferências, e o quanto que a acessibilidade impacta na escolha do turista com deficiência”, explicou.
Para o pró-reitor, com este marco, a UEA reforça a vocação para liderar ações interinstitucionais que promovam a cidadania, a equidade e o desenvolvimento sustentável no Brasil, a partir da valorização da diversidade e da inclusão no turismo.
“Essa cooperação representa uma oportunidade concreta de integrar discentes em projetos transformadores com impacto social direto. A parceria reafirma o compromisso institucional com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo o protagonismo acadêmico em políticas públicas de inclusão e acessibilidade”.
A cerimônia contou com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino e outras autoridades federais, estaduais, municipais e acadêmicas. Além da presença dos professores Fabio Carmo e Marklea Ferst também estiveram presentes a coordenadora do curso de Turismo da UEA, Prof.ª Dra. Cláudia Menezes, e o representante da Editora UEA, Lucas Freitas.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Atendimento de recém-nascida marca primeira teleconsulta da UEA em aldeia indígena no AM