No dia 11 de abril, o Ciclo de Debates e Vivências Artísticas: comunidades em trânsito, iniciativa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) em extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoverá a oficina “Introdução à fotografia: do analógico ao digital”. A atividade será conduzida pela Profa. Ma. Karen Cordeiro e acontecerá no Impact Hub Manaus, localizado na Avenida Efigênio Salles, 1299 – Aleixo, das 14h às 16h.
Esta oficina integra o projeto “PPGLA em extensão: criação, interpretação, difusão” (PADEX-PROEX-UEA), que busca promover a integração entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas. O Ciclo de Debates e Vivências Artísticas, por sua vez, combina o formato acadêmico de debate com a experiência prática das vivências artísticas, criando um espaço de diálogo entre a universidade e a sociedade. O projeto conta com a participação de docentes, discentes de graduação e pós-graduação, egressos e agentes externos da comunidade artística.
A oficina abordará a história da fotografia analógica, suas transições tecnológicas e estéticas para o digital, e explora as ferramentas essenciais da fotografia digital, com foco em lentes, abertura, distância focal, profundidade de campo e efeitos visuais. Serão introduzidas as configurações de câmeras digitais (ISO, obturador) e os fundamentos da composição fotográfica.
Em relação à expectativa para a oficina, Karen Cordeiro afirma: “Esperamos receber um público iniciante na fotografia, composto por pessoas com ou sem vínculo acadêmico, interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a história da fotografia e suas técnicas. Além disso, espera-se promover um ambiente de troca de experiências e experimentação prática, estimulando a criatividade e o olhar dos participantes”. “No cenário atual, em que a maioria das pessoas tem acesso a um celular com câmera, a fotografia se tornou uma ferramenta para documentar, comunicar e até mesmo transformar realidades”, completa a artista visual.
A atividade é gratuita e aberta ao público, com inscrições abertas até o dia 09 de abril através do formulário: https://forms.gle/7qwMosBe8N8ygDm69. Haverá declaração para contabilizar horas complementares.
Karen Cordeiro é doutoranda e mestre em Letras e Artes pela UEA, além de licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integra o grupo de pesquisa Memocult Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura e atua como produtora editorial na Segunda Oficina Laboratório Editorial da UEA. A professora também foi contemplada pelo Edital Conexões Culturais Prêmio Feliciano Lana/Lei Aldir Blanc na modalidade literatura e coordenou o projeto Visualidades Amazônicas. Como artista visual, trabalha com fotografia, design gráfico e design editorial.