sexta-feira, abril 18, 2025
HomeNotíciasMundoUnião Europeia aprova tarifas retaliatórias de 25% contra os EUA a partir...

União Europeia aprova tarifas retaliatórias de 25% contra os EUA a partir da próxima semana

A decisão foi tomada pelos 27 países-membros da União Europeia como uma tentativa de equilibrar a balança comercial

Os países da União Europeia aprovaram, nesta quarta-feira (9), a imposição de tarifas retaliatórias de 25% sobre uma série de produtos importados dos Estados Unidos. A medida é uma resposta direta às tarifas impostas pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump, que desde o mês passado vem taxando as importações de aço, alumínio, automóveis e diversos outros itens provenientes do bloco europeu.

O pacote retaliatório começará a ser aplicado a partir da próxima terça-feira (15) e será implementado em etapas. De acordo com um documento obtido pela agência Reuters, as tarifas da UE incidirão sobre produtos norte-americanos como milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e até fio dental. Juntas, essas importações totalizaram cerca de 21 bilhões de euros (aproximadamente US$ 23 bilhões) no ano passado.

A decisão foi tomada pelos 27 países-membros da União Europeia como uma tentativa de equilibrar a balança comercial diante das medidas protecionistas adotadas por Washington. As tarifas norte-americanas, que chegaram a 25% sobre aço e alumínio e a 20% sobre quase todos os demais produtos europeus, foram consideradas pelo bloco como injustificadas e prejudiciais ao comércio internacional.

Segundo a Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, as tarifas retaliatórias poderão ser suspensas a qualquer momento, desde que os Estados Unidos concordem com um “resultado negociado justo e equilibrado”. O objetivo, segundo representantes da UE, é forçar os EUA a recuar nas medidas unilaterais e retomar o diálogo para um acordo comercial que beneficie ambas as partes.

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here