A candidata à reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a professora e pesquisadora Tanara Lauschner (chapa 57) ganhou nesta quarta-feira, 9, apoio da chapa 4 para disputa do 2º turno das Eleições 2025 da instituição. Os professores Adriana Malheiro Alle Marie e Plínio José Cavalcante Monteiro anunciaram que vão caminhar com a pesquisadora nesta nova fase do pleito.
Tanara disputa o 2º turno das Eleições da Ufam ao lado professor Geone Maia Corrêa como candidato a vice-reitor. A chapa 57 – “Mudança!”, formada encabeçada pela pesquisadora, chegou na última segunda-feira, 7, ao total de 5.229 votos, o equivalente a 33,22% do total. Por meio das redes sociais, Tanara Lauschner deu boas-vindas aos educadores.
“Juntos por uma Ufam melhor para todos, pública, gratuita e de excelência: a chapa 04 acredita na Mudança! Bem-vindos, professores Adriana Malheiro e Plínio Monteiro! Gratos por contar com a confiança de vocês rumo ao segundo turno, por acreditar junto conosco no projeto coletivo de uma Ufam mais forte, que acolhe, inspira e realiza”, declarou, em uma publicação no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Os professores Adriana e Plínio José foram a quarta chapa mais votada nas eleições da universidade, que aconteceram na última segunda-feira, 7, em todos os seis campus da instituição.
O apoio de Adriana e Plínio é visto como importante nesta etapa das eleições da Ufam, visto o expressivo número de votos que os professores obtiveram no 1º turno, ao chegarem a 1.397 votos, o equivalente a 12,46% do total.
De acordo com os dados do 1º turno do pleito, Adriana Malheiro e Plínio Monteiro foram a terceira chapa a receber a maior quantidade de votos de docentes, com 288 votos no total, e a quarta em números de discentes (1.002 votos).
Chapa Mudança
Com a chapa Mudança, Tanara Lauschner e Geone Maia tem como uma das principais propostas a assistência estudantil. Segundo a pesquisadora, a medida busca garantir e assegurar que os acadêmicos permaneçam na universidade e sejam estimulados a estudar.
“O nosso problema de evasão é muito grande na grande maioria dos nossos cursos, e ela tem um conjunto de fatores, como o perfil socioeconômico dos nossos estudantes e nós precisamos lidar com a assistência estudantil”, destacou a professora.
Veja também: Tanara Lauschner e Marcos Freitas vão ao 2º turno das eleições pela reitoria da Ufam
De acordo com a candidata à reitora, a meta é buscar melhorias logo no primeiro momento do mandato, caso ela seja eleita.
“A partir do momento que nós chegarmos na reitoria, nós precisamos ampliar essa assistência estudantil para que, já na matrícula, a gente consiga identificar os problemas relacionados à vulnerabilidade social e ajudar nossos alunos”, salientou.
2º turno
O 2º turno do pleito ocorre na próxima segunda-feira, 14 de abril. Além da chapa 57, o pleito conta com a chapa 25, liderada pelo professor Marcos Freitas, conhecido como Marcão, que chegou a 3.451 votos, representando 33,27% no 1º turno. Ele tem como candidato a vice o professor Armando Araújo de Souza Júnior.
Disputaram o primeiro turno das eleições da Ufam, também, nomes como Therezinha Fraxe, Allan Rodrigues e Adriana Malheiro, que não garantiram votos suficientes para avançarem ao segundo turno.
Veja como foi a votação:
A chapa 35 – “UFAM Karuana”, que teve como candidata a reitora a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe e como vice o professor Sérgio Augusto Freire de Souza, chegou a 775 votos, o que representa 8,15%.
A chapa 04 – “A UFAM do futuro começa hoje”, encabeçada pela professora Adriana Malheiro Alle Marie, tendo como candidato a vice o professor Plínio José Cavalcante Monteiro, chegou a 1.397 votos, o equivalente a 12,46% do total.
Já a chapa 23 – “Somos mais UFAM”, liderada pelo professor Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues e, como candidato a vice, o professor Carlos Lamarão Pereira, somou 1.666 votos, o equivalente a 12,91% do total.
Tanara Lauschner, que encabeça a chapa 57 – “Mudança!”, formada com o candidato a vice-reitor, professor Geone Maia Corrêa, chegou a 5.229 votos, o equivalente a 33,22% do total.
Já Marcos Freitas, conhecido como Marcão, chegou a 3.451 votos, representando 33,27% com a chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”. Ele tem como candidato a vice o professor Armando Araújo de Souza Júnior.