A maior parte da população do estado de São Paulo prefere que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) permaneça no cargo e tente a reeleição em 2026, em vez de disputar a Presidência da República. É o que revela a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (10).
De acordo com o levantamento, 58% dos eleitores ouvidos defendem que Tarcísio concorra a um segundo mandato como governador. Apenas 30% manifestaram apoio à possibilidade de o político disputar o cargo de presidente da República. Outros 12% não souberam ou não quiseram opinar.
A tendência se repete entre diferentes grupos políticos. Entre os eleitores que se identificam com o Partido dos Trabalhadores (PT), 58% também preferem que o governador siga no comando do estado, enquanto 28% apoiam uma candidatura presidencial. Já entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a preferência pela reeleição é ainda mais expressiva: 61% defendem sua permanência no governo estadual, contra 32% favoráveis a uma candidatura ao Planalto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril e ouviu 1.500 eleitores em 81 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar da especulação sobre uma possível candidatura nacional, Tarcísio de Freitas tem reiterado publicamente que não possui planos de concorrer à Presidência em 2026. O governador também mantém seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030 devido a condenações na Justiça Eleitoral.