O aumento dos casos de bronquiolite em crianças fez com que a rede pública de Saúde no Acre aumentasse o número de leitos pediátricos no estado. Pelo menos 17 crianças estão internadas com síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e 50 ocupam os leitos clínicos no Hospital da Criança.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a maioria dos casos está ligada ao vírus sincicial respiratório, responsável por cerca de 80% das bronquiolites em bebês de até dois anos. O órgão investe em estratégias de prevenção.
Com isso, a rede estadual de saúde inaugurou 20 novos leitos de UTI semi-intensiva pediátrica, além de 10 novos leitos de enfermaria no Hospital da Criança que está funcionando no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
Aumento de casos
Há quinze dias, Eduarda Gomes acompanha o filho Ravi no Hospital. Ele tem apenas meses de vida e enfrenta um quadro de bronquiolite. O irmão gêmeo Reynier também foi internado, mas já está em casa. Enquanto um se recupera, o outro ainda precisa de cuidados na unidade pediátrica.
“Eles começaram com uma gripezinha leve, como é sempre que começa a bronquiolite, aí foi se agravando, com um cansaço. A gente foi pro PS e fomos transferidos pra cá. O Ravi ficou um pouco mais grave e precisou ficar oito dias entubado, na UTI do Hospital da Criança”, disse ela.